Jornal ÉME – Luanda – 16.07.2025 – A Secretária-Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, lançou nesta terça-feira (15), em Luanda, a 3.ª Edição dos cursos preparatórios gratuitos destinados a estudantes que pretendem ingressar no ensino superior no ano lectivo 2025/2026.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado Executivo Nacional da OMA, em parceria com o Movimento Nacional de Jovens Universitários de Angola (MNJUA), visa apoiar jovens com dificuldades financeiras que não conseguem custear cursos preparatórios privados para acesso à universidade.

Ao apresentar a acção, Joana Tomás afirmou que o projecto é uma resposta concreta a um dos grandes desafios enfrentados pela juventude angolana, na dificuldade de acesso ao ensino superior.

“Muitos jovens têm talento e vontade, mas não dispõem de recursos financeiros. A OMA, com este gesto, reafirma o seu compromisso em lutar por uma sociedade mais justa, onde ninguém fique para trás”, disse a dirigente.

A Secretária-Geral apelou à ampla divulgação da iniciativa, não apenas por meio da rádio, televisão e jornais, mas também pelas plataformas digitais, para permitir maior adesão por parte da juventude.

O presidente do MNJUA, José Cerqueira, informou que os candidatos devem apresentar uma cópia do Bilhete de Identidade e preencher a ficha de inscrição para integrarem as turmas dos cursos.

As sessões formativas com abrangência nacional, contarão com o apoio de parceiros e professores ligados ao MNJUA, especializados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História, além de cultura geral.

Os candidatos presentes destacaram a qualidade dos cursos e o seu papel fundamental na inclusão social e no acesso à educação e sublinharam que a formação gratuita é uma oportunidade que pode transformar a vida de jovens e adultos, abrindo caminhos para o mercado de trabalho.

Texto: DN
Fotos: HF/OMA