Jornal ÉME – 29.12.21 – O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angola (OMA) endereçou (28/12) uma mensagem de condolências pelo passamento físico da Camarada Cristina Odette Teixeira Antunes Duarte de Sá “Tina Dibala”, ocorrido no dia 28 do mês em curso, em Luanda, vítima de doença.

A mensagem ressalta que Tina Dibala integrou o Grupo de Mulheres que em 1962, em Kinhasa fundou a Organização da Mulher Angolana (OMA).

Transcrevemos na íntegra a referida mensagem:

“Foi com profunda dor e consternação que o Secretariado Executivo Nacional da OMA, tomou conhecimento do falecimento da Camarada, CRISTINA ODETTE TEIXEIRA ANTUNES DUARTE DE SÁ (TINA DIBALA), ocorrido hoje dia 28 de Dezembro de 2021, em Luanda, vítima de doença.

A Camarada Tina Dibala, nasceu em Luanda a 12 de Junho de 1943.

Casada com Rui Filomeno de Sá DIBALA, tiveram três filhos. Dilo (1976), Kiese (1977) e Luidy (1980).

Terminou o Ensino Secundário em Luanda em 1961 na Escola Comercial de Vicente Ferreira e no mesmo ano vai para Kinhasa, República do Congo , onde ingressa em Agosto nas fileiras do MPLA.

É em Kinhasa que no Corpo Voluntário de Assistência aos Refugiados Angolanos (CVAAR) , como quadro do MPLA , desempenha as funções de Professora dedicando-se à alfabetização de crianças e jovens. Na mesma altura, é designada Secretária do Presidente Dr António Agostinho Neto, realizando simultâneamente as funções de ESTAFETA nas ligações entre Kinhasa e Brazaville.

Em 1962, em Kinhasa integrou o Grupo de Mulheres que fundaram a ORGANIZAÇÃO DA MULHER ANGOLANA , ( OMA).Na FRENTE LESTE foi responsável dos SERVIÇOS MÉDICOS DE ANGOLA ( SAM), de 1974 a 1976.

Em 1972, termina a Licenciatura em Medicina na Universidade de Comenskelo na Tchecoslováquia (Bratislava) e em 1979 obtém o Grau de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma Universidade.

De 1976 a 1983 foi nomeada Chefe dos Serviços de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Militar Central, período que acumulou também o cargo de VICE-PRESIDENTE da CRUZ VERMELHA DE ANGOLA.

De 1983 a 1985 foi COORDENADORA dos Hospitais Civis de Luanda.

Como DOCENTE da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, por Decreto 31/ 80 é nomeada Assistente Graduada onde no Departamento de Saúde Pública, desempenhou as funções de Coordenadora das Áreas de Estágios dos alunos do 6º ano.

Participou nas actividades de campo controlando, assistindo e residindo nas Áreas de Estágio de Caxito.

Desde 1984 Integrou a Unidade Curricular de Saúde Materno Infantil e de Epidemiologia.

Na Primeira Conferencia Nacional da OMA que se realizou em Malange em 1982, foi eleita Membro do Comité Nacional da OMA, cargo que exerceu até 2012.

De 2012 a 2021 é Membro do Conselho de Honra da OMA.

No Congresso de 2003 foi Membro Suplente ao Comité Central do MPLA.

É CORONEL das Forças Armadas Angolanas com certificado de Licenciamento a Reforma em 2001 e posteriormente ascende ao grau de BRIGADEIRO.

Pela sua rica trajectória de vida, jamais o Comité Nacional da OMA e as suas militantes esquecerão a ilustre figura e Mulher batalhadora que foi a camarada “TINA DIBALA”.

A OMA considera que a morte da Camarada Tina Dibala, representa uma grande perda para a Organização e para Angola.

Nesta hora de profundo pesar, permitam-me que em nome das militantes da OMA e em meu pessoal, expresse aos Membros da Família enlutada, aos amigos e companheiras de luta, a minha profunda solidariedade e as mais sentidas condolências.

Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia lhe dê o merecido descanso.

Paz à sua Alma!!!”.