Jornal ÉME – Lunda Sul – 13.09.24 – O terceiro e último dia da visita de trabalho da Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, à província da Lunda Sul, ficou marcado com a realização de uma Feira da Saúde, com o propósito de levar os serviços primários de qualidade com boas práticas no atendimento dos utentes nas comunidades.
A acção que decorreu sob o lema “OMA: Por uma Saúde Preventiva” teve lugar na Regedoria de Sakungo, município do Muconda, e esteve inserida no programa geral do Projecto Kudima, levado a cabo na região leste do País pelo Secretariado Executivo Nacional da OMA.
Ao falar do acto, Joana Tomás referiu que faz parte do programa Kudima, a realização de acções de âmbito social que concorrem para o bem-estar das populações, com realce para as comunidades rurais.
Assinalou que a feira foi realizada com particular atenção para a saúde da mulher, concretamente, a reprodutiva e preventiva, assim como a distribuição de mosquiteiros para gestantes e crianças no âmbito do combate à malária.
Já o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, disse que o objectivo inicial é atender mais de 500 utentes, visto que as patologias mais frequentes na comunidade são a malária, infecção urinária e lombalgia, fruto da actividade agrícola que predomina o município.
Para o êxito da missão, o responsável apontou que foram mobilizados mais de 50 profissionais de saúde, entre técnicos, enfermeiros, médicos, pessoal de apoio, que não medem esforços para garantir serviços de qualidade aos cidadãos.
Por sua vez, o regedor da sede do município do Muconda, João Yamba, enalteceu o gesto da OMA de levar de forma gratuita a assistência médica e medicamentosa junto da comunidade, já que constitui uma das preocupações das autoridades tradicionais.
No local, foram realizadas consultas e exames de pré-natal, pediatria, planeamento familiar, aconselhamento jurídico, enfermagem, laboratório, medicina geral, nutrição, ginecologia, ortopedia,, cirurgia, administração de vacinas, PAV e malária que visou dar resposta as demandas que são registadas diariamente na região.
Texto: DN