Jornal ÉME – Moxico – 11.09.24 – A Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, apelou recentemente na cidade do Luena, as militantes filiadas à Organização e a população em geral, a aderirem de forma massiva ao Censo Geral da População e Habitação que arranca no próximo dia 19 do mês em curso.

A dirigente fez este apelo à margem da visita de trabalho que efectua nesta região do País no quadro do Projecto Kudima, acção virada ao incentivo da actividade agrícola praticada por mulheres no meio rural.

Na ocasião, Joana Tomás, ressaltou que as informações resultantes do processo vão permitir obter indicadores de quem somos, quantos somos e como vivemos, para que o Executivo crie programas de desenvolvimento para o bem-estar das populações.

Olhando para o universo populacional da província, a dignatária referiu que são convidados todas as forças da sociedade sem distinção, a contribuir no fornecimento de informações importantes que os operadores censitários irão apresentar através de um inquérito.

Para a militante Joana Pascoal que participou da formação para o processo, disse que foram verificadas alguns constrangimentos, com realce para a língua, como veículo de comunicação, as deslocações permanentes das populações, falta de cobertura do sinal de comunicações, face à tecnologia a utilizar pelos operadores censitários.

Apesar destes obstáculos, Joana Pascoal, garantiu estar preparada para prestar o seu contributo no sentido do Censo 2024 atingir os objectivos, e ajudar o Governo a conceber programas visam melhorar as condições de vida dos cidadãos.

Neste sentido o Secretariado Executivo Nacional da OMA exorta a cooperação e protecção dos operadores e seus equipamentos, lembrando que só desta forma será possível alcançar os objectivos almejados.

Texto: DN