Jornal ÉME – Luanda – 08.09.24 – Em todos os municípios do País foram realizadas, no dia 7 do corrente mês, marchas de apoio ao Camarada Presidente João Lourenço, no âmbito da Directiva Executiva Nº 04/2024, do Secretariado do Bureau Político do MPLA, aprovada aos 19 de Agosto do corrente ano.

Nesta senda, Gonçalves Muandumba, Secretário do Bureau Político para Organização e Inserção na Sociedade, prestigiou a Marcha no Município de Luanda, que teve início na Avenida Comandante Che Guevara, Distrito da Ingombota, e terminou no Largo do Soweto.

Participaram, em destaque o 1.º Secretário do MPLA da Província de Luanda, Manuel Homem, e milhares de militantes do Partido, da OMA, da JMPLA, simpatizantes e amigos no Município de Luanda.

Ao falar no acto político de massas realizado no final da marcha, Gonçalves Muandumba lembrou que o militante do MPLA deve ser exemplar em qualquer lugar onde estiver, atendendo e servindo bem o povo.

Gonçalves Muandumba referiu que a nova Divisão Político-Administrativa vai aproximar os serviços aos cidadãos e permitir maior participação na execução dos programas do Executivo, na medida em que “o bem-estar das comunidades é um compromisso do MPLA”.

A realização das marchas nos 164 municípios do País teve vários fundamentos. O primeiro baseou-se nos resultados da realização, em todo o País, de Maio a Agosto de 2024, das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos das estruturas de base do MPLA, os CAP – Comités de Acção do Partido. Um processo que, em Setembro corrente, abrangerá as estruturas intermédias, isto é, nas comunas e municípios, apenas para balanço da sua atividade. Logo, é necessário apoiar-se o processo de redinamização das estruturas do MPLA.

Um outro fundamento teve em linha de conta a aprovação pela Assembleia Nacional da lei sobre a nova Divisão Político-Administrativa (DPA), uma iniciativa do Grupo Parlamentar do MPLA, que se traduz na melhor forma de se organizar e delimitar o território, e posicionar os órgãos do Estado.

A mobilização de militantes do MPLA, da OMA, da JMPLA, de simpatizantes e amigos do maior Partido de Angola é, pois, pelo reconhecimento das realizações do Executivo, liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço, que têm como finalidade a melhoria de vida das populações, quer através da construção de infraestruturas, como também da implementação de vários projectos e programas sociais e económicos.

JEME