Jornal ÉME – Luanda – 12.11.2025 – O novo Salão Protocolar da Presidência da República, inaugurado (10/11) em Luanda, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no quadro das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional, representa a afirmação da identidade e do orgulho nacional.

Situado na Nova Marginal de Luanda, o edifício traduz-se no símbolo de uma Angola moderna, e foi erguido para celebrar o seu povo, a sua história e o seu futuro, deixando deste modo, um legado, um ponto de encontro entre a tradição e a modernidade, a arte e a engenharia e entre o mar e a cidade.

Concebido pelo Gabinete de Obras Especiais e executado pela Omatapalo Engenharia e Construção S.A., com a gestão da DAR Angola e fiscalização da Empresa VHM, o Salão Protocolar tem uma capacidade para mil e 200 pessoas, ocupando um terreno de 42 mil e 700 metros quadrados, e construída numa área total de 16 mil e 199 metros quadrados.

O edifício é destinado a cerimónias protocolares, e contempla uma infra-estrutura com diversas funcionalidades, incluindo espaços técnicos, lojas, salas para convenções e exposições, bem como um parque de estacionamento, reforçando a importância institucional do local para homenagens e celebrações nacionais.

O imponente empreendimento foi distribuído por quatro pisos e um edifício técnico independente que inclui um foyer de recepção, áreas administrativas, terraço panorâmico, e mobilizou mil e 200 profissionais angolanos, entre engenheiros, técnicos e operários especializados, ao longo de 18 meses de trabalho ininterrupto.

Durante o período de construção da obra foram utilizados mais de 20 mil metros cúbicos de betão, mil e 800 toneladas de aço estrutural, 400 toneladas de ferro de armadura, 40 mil metros quadrados de revestimento e acabamentos interiores.

Texto: DN