Jornal ÉME – Luanda – 02.02.24 – A rainha Nhakatolo Anabela Ngambo Kaumba, foi recebida hoje (02/02) na Sede Nacional do MPLA, em Luanda, em audiência pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, a quem manifestou o parecer dos povos luvales-luenas em relação à designação proposta para a província do Moxico, na Nova Divisão Político-Administrativa do País.

No final do encontro, o porta-voz da representante da etnia Luvale-Luena, Manuel José, disse que a soberana apresentou a proposta de Moxico do Norte ou Moxico do Leste na nova divisão depois de auscultar as populações, em detrimento de Kassai Zambeze, ora indicada inicialmente.

Segundo o responsável, a manutenção do nome “Moxico” visa essencialmente preservar os hábitos e costumes da região, e manter a chama acesa da cultura Lunda Tchokwe que sempre caracterizou a zona leste do País.

Manuel José avançou que a Vice-Presidente do MPLA recebeu de “bom grado” a opinião da soberana e que “segundo a rainha a província do Moxico aceita a divisao administrativa, mas o nome atribuído Kassai Zambeze, a rainha não aceita e a população de igual modo, e foi enviada pelo povo para expor esta situação à Direccao do MPLA”.

Nhakatolo é um título real de nobreza dado à soberana (a linha de sucessão é sempre feminina e matrilinear) dos povos luvales-luenas quando assume o poder.

O título da realeza é originário das tradições do atualmente extinto Reino Lunda, que existiu no centro-sul da África.

Texto: DN

Fotos: DG