Jornal ÉME – Luanda – 29.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, prestigiou esta sexta-feira (28), a gala de consagração das vencedoras do Prémio Nacional “Mulher de Mérito”.

No evento que celebrou e premiou o mérito, a competência e a excelência de mulheres angolanas em diversas áreas, a dignatária foi reconhecida pelo seu compromisso com o empoderamento feminino e a valorização da cultura angolana.

O concurso, promovido pelo Ministério da Acção Social, e Família e Promoção da Mulher (Masfamu) visa homenagear as mulheres angolanas de forma singular ou associada que se destacaram em 2024 na implementação e difusão de projectos inovadores e sustentáveis, valorizando o mérito, a excelência e a resiliência.

Durante a cerimónia, as nove vencedoras foram condecoradas com um troféu, certificado e um apoio financeiro de 1 milhão e 500 mil kwanzas para os seus projectos.

As vencedoras de cada uma das nove categorias foram: Emília Chulo (Agricultura), Maria Rosa Pedro (Cidadania), Solange Feijó (Cultura e Arte), Vera Justino Quitério (Educação), Maria de Fátima Falcão (Pecuária), Maria Magalhães (Pescas e Ambiente), Maria Lina Antunes (Saúde), Luísa Mendonça João (Superação) e Regina Caetano (Empreendedorismo).

A Vice-Presidente do MPLA enalteceu a realização da gala, sublinhando que ela demonstra o valioso contributo das mulheres como promotoras do desenvolvimento, educadoras e guardiãs da paz.

Mara Quiosa reforçou a importância de iniciativas que valorizam o papel da mulher angolana em diferentes sectores, destacando o reconhecimento do seu potencial e conhecimento para o desenvolvimento de Angola.

O Prémio Nacional “Mulher de Mérito”, instituído pelo Decreto Presidencial nº35/22, tem como objectivo homenagear mulheres que se destacaram na implementação de projectos inovadores e sustentáveis em 2024. A iniciativa alinha-se com os compromissos internacionais da agenda 2063 da União Africana e o Plano Estratégico da SADC.

A gala contou com apresentações musicais e culturais, proporcionando um ambiente de celebração e reconhecimento do talento e da força feminina em Angola.

Texto: NBS
Fotos: DG