Jornal ÉME – Luanda – 10.03.23 – Cantores angolanos renomados , como Lulas da Paixão, Legalize e a banda yetu, animaram sábado (04), no município do Cazenga, em Luanda, a segunda edição do projecto músico-cultural “Praça do Semba” em alusão ao Março-Mulher.

Os organizadores do concerto de música ao vivo decidiram apelidar o evento de “Muzongué da Mulher”, no sentido de prestigiar todas as “guerreiras” angolanas.

Diferente da primeira edição, as senhoras aderiram em massa essa segunda edição, respondendo de forma significativa a homenagem.

Durante o projecto, criado no sentido de promover e expandir o semba, que contou com a presença de outros “ícones” da música nacional, Lulas da Paixão e Legalize interpretaram várias musicas do seu repertório.

Legalize foi o primeiro a subir ao palco da Praça do Semba onde apresentou temas de vários “ícones” da música angolana, entre eles, David Zé, Urbano de Castro e Óscar Neves.

Em seguida, Lulas da Paixão, um dos maiores compositores de Angola, levou a sua energia a vários membros da plateia, enquanto interpretava os temas “Pepe”, “Nguami Maka, “Kim” e “Kwa Maka”.

Junto de uma das formações musicais mais solicitadas, a Banda Yetu, os músicos abriram várias rodas de dança e ofereceram assim o ambiente mais interactivo para o público.

O show contou com a cantora Solange Candinho que interpretou no palco “das rainhas de Março”, músicas do pai, Candinho.

A actividade do projecto “Praça do Semba” serviu, também, para reunir “velhos amigos ” desta vez não apenas do município do Cazenga, mas de outros bairros da província de Luanda.

Apesar de ser um ambiente normalmente prestigiado por uma camada mais adulta, a segunda edição do “Praça do Semba”, contou com a presença de vários jovens, incluíndo de adolescentes que não se acanharam e desfrutar do evento.

A primeira edição aconteceu a sete de Janeiro deste ano e contou con Dom Caetano e Augusto Chacaya.

Texto: JG