Jornal ÉME – Moxico – 13.04.23 – O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, procedeu, este mês, no município dos Bundas, a entrega de produtos aos camponeses locais, no âmbito do fomento agrícola na região.

O governante que visitou a localidade, que dista 365 quilómetros a sul da cidade do Luena, para constatar o seu progresso socioeconómico, disse que tem consigo a preocupação de nos próximos dias enviar tractores para apoiar a produção das cooperativas locais.

Como referiu Ernesto Muangala, outros apoios já foram dados, a exemplo das motas de três rodas que vão facilitar o escoamento de produtos, bem como fertilizantes, sementes e enxadas.

De acordo com o governador, o município dos Bundas é potencialmente agrícola e se existir uma aposta séria na agricultura, a localidade deixará de depender da vizinha República da Zâmbia e de outros pontos do país e, passa a ser autossustentável.

De acordo com Ernesto Muangala, a produção de hortícolas, frutas, cultivo de arroz e de grão, assim como de tubérculos, citrinos e legumes, constam do Programa do Executivo sobre o Combate à Fome e à Pobreza.

O responsável comprometeu-se em apoiar aquelas populações, de forma material e institucional, sugerindo a integração de um responsável da cooperativa dos Bundas na delegação do Governo Local, que se deslocará nos próximos dias à província ocidental da Zâmbia para se inteirar da forma como os camponeses daquele país vizinho praticam a agricultura.

Ernesto Muangala apelou à sensibilidade dos bancos comerciais para que os camponeses tenham acesso aos créditos, para que consigam aumentar os níveis de produtividade.

O município dos Bundas, na província do Moxico, comporta 17 cooperativas, cinco associações e 24 pequenos agricultores.

Texto: JV