Jornal ÉME – Lunda Sul – 11.09.24 – As potencialidades agrícolas do município do Dala, província da Lunda Sul, foram apresentadas nesta quarta-feira (11) durante uma visita de trabalho do Secretariado Executivo Nacional da OMA às cooperativas e lavras organizadas por mulheres desta localidade.
Face a esta realidade, a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, ofertou diversos meios de trabalho do campo para aumentar o consumo da produção nacional e a renda familiar com a comercialização dos proventos do campo.
O gesto enquadra-se no Programa Kudima, um projecto levado a cabo pela OMA em todo o território nacional que visa acompanhar e encorajar as camponesas no meio rural a continuarem a desenvolver a actividade agrícola e registar os principais constrangimentos atinentes às acções desenvolvidas.
No local, a Secretária-Geral da OMA, fez saber que para além do cultivo da mandioca em grande escala, as camponesas estão apostadas no cultivo do milho para diversificar a produção local e alargar as opções de alimentos na região.
Joana Tomás indicou que foi apresentada uma preocupação relacionada ao apodrecimento da mandioca antes de serem colhidas. Neste sentido, solicitou a presença dos técnicos agrários para efectuar um estudo sobre o fenómeno e se combater esta praga.
Por seu turno, a proprietária da lavra, Esperança Capele, deu a conhecer que o espaço agrícola ocupa uma extensão de cinco hectares, congrega 15 funcionárias, e produzem milho, mandioca, ginguba, batata-doce entre outros alimentos.
A agenda de visita de trabalho da Secretária-Geral da OMA reserva também um encontro com as antigas dirigentes da Organização em gesto de reconhecimento pelo trabalho demonstrado no crescimento harmonioso das militantes dentro da Organização.
Texto: DN