Jornal ÉME – Lunda Sul – 12.09.24 – O município de Saurimo, na província da Lunda Sul, apostou fortemente no presente ano agrícola, no cultivo de cereais, hortícolas, citrinos e tubérculos, de modo a garantir, cada vez mais, a autossuficiência alimentar na municipalidade no âmbito do combate à fome no meio rural.

Numa ronda efectuada nesta quinta-feira (12) pelo Jornal ÉME, à várias cooperativas e lavras organizadas por mulheres, no quadro do Roteiro Kudima, constatou uma elevada produção de arroz, trigo, citrinos, goiaba, abacaxi, milho, e vários tubérculos, bombó, diversas frutas, mel, entre outros proventos do campo.

Nos locais visitados, a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, acompanhada por membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA da Lunda Sul, manteve encontros com as responsáveis das lavouras, onde recebeu informações pontuais sobre a organização e o funcionamento das cooperativas.

No final das vistorias, Joana Tomás mencionou que foi possível verificar que na região às mulheres apostaram de forma afincada na diversificação da agricultura apesar dos constrangimentos que encontram no processo do cultivo dos alimentos.

A dirigente encorajou as mulheres camponesas a prosseguirem com as actividades do campo, por constituir a principal fonte de renda para as suas famílias “e o Projecto Kudima surge exactamente para incentivar a prática da agricultura no seio das comunidades rurais”.

Durante a jornada de campo do Secretariado Executivo Nacional da OMA, visitaram a Fazenda Maria Domingos, as Cooperativas Alegria Benita e Rosa Sonhi e Filhos, assim como lavras de militantes da Organização.

Ao longo das visitas, as responsáveis de cooperativas foram unânimes ao apresentar as preocupações, que se consubstanciam no acesso aos bancos para a obtenção de créditos, a concessão de títulos de terras, o desequilíbrio quanto aos preços de compra e venda dos produtos, aquisição de tratores para a preparação dos solos.

Texto: DN