Jornal ÉME – Luanda – 05.06.23 – Os delegados à 2ª Conferência Extraordinária do Comité Municipal de Luanda do MPLA elegeram, no sábado (03), no Complexo Cultural Paz Flor, para o cargo de primeiro secretário do Partido, Lourenço Luís Domingos, com 98,2 por cento, dos 516 votos escrutinados.
No acto, o Secretário do Bureau Político para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, apelou aos militantes a unirem esforços para a materialização da Agenda Política 2023 do MPLA e, a implementação do programa de Governo no quinquénio 2023/2027, sob a liderança do Presidente da República, João Lourenço.

O político pediu maior engajamento no trabalho político-partidário a partir das estruturas de base e, também, nas comunidades, no sentido de se inverter o quadro dos resultados eleitorais na capital do país, por ser a maior praça eleitoral.
Por sua vez, o primeiro secretário provincial do Partido, Manuel Homem, defendeu a necessidade de cada militante prestar um melhor contributo para o desenvolvimento de uma Angola almejada por todos os cidadãos, de Cabinda ao Cunene.
Referiu que reconstituir uma nação forte, reconciliada e unida é a tarefa fundamental do MPLA e, para tal, será sempre necessário “não desvirtuarmos a essência da nossa identidade política e ideológica”.
Ao intervir no acto, o primeiro secretário eleito, Lourenço Luís Domingos, disse que o contexto político, económico e social requer dos militantes maior coesão, disciplina e orientação para melhor mobilização e organização do trabalho político-partidário em toda a extensão do município.

Lourenço Domingos prometeu prestar maior atenção à vida interna do Partido, permitindo que as suas estruturas de base, as secções da OMA e os núcleos da JMPLA sejam mais dinâmicas e que correspondam aos desafios actuais.
A conferência foi presidida pelo segundo secretário do Comité Provincial de Luanda do MPLA, Ermelindo Pereira, e contou com a presença do Secretário do Bureau Político para a Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, em representação do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo.
A 2ª Conferência Extraordinária do Comité Municipal de Luanda do MPLA foi, igualmente, testemunhada por membros do Bureau Político, do Comité Central, das Comissões Executivas dos Comités Provincial e Municipal.
A Conferência contou com a participação de mais de 516 delegados, provenientes de todos os distritos urbanos a nível da municipalidade, que manifestaram o total apoio ao novo primeiro secretário para o regaste da mística do MPLA em Luanda.
Texto: DN
Fotos: DG