Jornal ÉME – Zaire – 06.03.24 – As militantes, amigas e simpatizantes da OMA na província do Zaire em parceria com a fundação Otchiva, realizaram (03/03) no município do Nzeto, uma campanha de plantação de mangais para melhorar o ecossistema e proporcionar um ambiente saudável às espécies marinhas e às populações.

Durante a campanha foram plantadas mais de cinco mil mudas de mangais na orla marítima, no âmbito do programa de repovoamento das espécies vegetais ao longo da costa.

Ao falar da importância do acto, a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, referiu que a plantação enquadra-se no programa social da OMA no sentido de sensibilizar as comunidades, visando elevar a consciência dos cidadãos sobre a pertinência da preservação do meio ambiente.

“Vamos plantar os mangais, é o nosso contributo para a preservação do meio ambiente, principalmente na orla marítima porque é uma zona que clama por mais atenção, e porque é lá onde acontece a reprodução de algumas espécies marinha” disse a dirigente.

Por sua vez, o responsável da Fundação Otchiva, Mateus Filho, enalteceu a iniciativa da OMA porque ajudar a conservação do ecossistema costeiro e marinho, contribuindo para a sustentabilidade da pesca na região, bem como consciencializar a população sobre essa necessidade.

A província do Zaire tem uma costa marítima de 250 quilómetros, transpassada pelos municípios do Nzeto, Tomboco e Soyo.

Texto: DN

Fotos: HF/OMA