Jornal ÉME – Luanda, 12.07.2025 – O MPLA prestou neste sábado, em Luanda, a última homenagem a Carlos Manuel Calongo Adão, destacado quadro do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central, durante uma cerimónia marcada por sentidas manifestações de pesar.

Durante as honras fúnebres, realizadas no Cemitério do Alto das Cruzes, foram lidas várias mensagens de condolências, incluindo a da Direcção Central do MPLA, que sublinhou o legado ético e profissional do homenageado.
A cerimónia contou com a presença de altos dirigentes do MPLA, entre os quais o Secretário-Geral em exercício, Mário António, e o Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário.
Na mensagem oficial do MPLA, foi destacado que, “no exercício das suas funções como Chefe da Divisão de Informação, demonstrou uma ética profissional irrepreensível, sempre orientado pelo espírito de missão e pela vontade de servir Angola”.
Também como docente universitário, Carlos Calongo é lembrado como um formador dedicado: “foi também um educador apaixonado, que tocou a vida de centenas de estudantes”.
O elogio fúnebre, lido por Emanuel Mangueira, Director do Jornal ÉME, ressalvou ainda que a morte de Calongo “representa uma perda irreparável — para o Partido, para a comunicação social angolana, para o ensino, para o desporto e, acima de tudo, para a sua família e amigos”.

Diversas instituições marcaram presença através de mensagens de condolências, entre elas o Jornal dos Desportos, o IMEL, a UNIA, o ISPRA e a Igreja Metodista Unida. Familiares, colegas, profissionais da comunicação social, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas uniram-se na despedida.
Carlos Manuel Calongo Adão faleceu no passado dia 5 de julho, aos 52 anos, em Portugal, vítima de doença. Deixa viúva e quatro filhos.
Texto: NBS
Fotos: DG

