JORNAL ÉME – 19.12.21 – O Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo rendeu neste domingo (19) em Luanda, uma singela homenagem ao nacionalista, Virgílio António Zulumongo “Kivuvu”,  falecido a 9 do corrente mês, por doença na África do Sul.

De 71 anos, a trajectória política do malogrado teve início no processo da luta de Libertação Nacional, destacando-se na implantação das estruturas do MPLA no meio urbano e no processo de aceleração da formação de quadros para a Angola independente, nas escolas de campo, na Ilha da Juventude, em Cuba, onde foi professor e responsável educativo.

O Secretário-Geral do MPLA ao proceder à assinatura do livro de condolências, expressou que “foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento do falecimento do Camarada Kivuvu, quadro destacado do Partido, que durante longos anos entregou-se a causa justa do povo angolano e ao MPLA”.

Paulo Pombolo, ainda se referiu ao Camarada Kivuvu como um homem de fortes convicções políticas que se destacou desde os primórdios da luta de Libertação Nacional.

Virgílio António Zulumongo “deixa um vazio no seio do Partido, à Pátria e a sua Família enlutada”, escreveu o dirigente nas páginas do livro.

Acompanharam o Secretário- Geral na cerimónia fúnebre, os membros do Secretariado do Bureau Político, entre os quais os camaradas, Pedro Neto e Maricel Capama, que assinaram igualmente o livro de condolências onde expressaram a sua consternação pelo infausto acontecimento.

Consta do seu palmarés, o seu empenho e dedicação na vertente da formação de quadros angolanos em Cuba. Pela sua abnegação e afecto as causas em defesa das crianças e jovens, chegou a assumir o cargo de segundo-secretário nacional da OPA-Organização dos Pioneiros Angolanos.

O Camarada Virgílio António Zulumongo “Kivuvu”, cujo velório se realizou a partir das 10horas de hoje na Sala de Velórios da Polícia Nacional, em Luanda, como quadro sénior do Partido, destacou-se também no domínio da formação de quadros da JMPLA, do Partido e na diplomacia.

O Camarada Kivuvu nasceu, em Macocolo, província do Uíge, em 15 de Maio de 1950, e foi o criador do lema da JMPLA: “Defesa, Produção e Estudo”.

O acto fúnebre foi marcado pela presença de membros do Executivo, deputados à Assembleia Nacional, entidades governamentais, para além dos dirigentes do MPLA, militantes, familiares e amigos.

JV / HT