Jornal ÉME – Malanje – 20.08.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, prestou na manhã deste domingo (20) no Pavilhão Gimnodesportivo Arena “Palanca Negra Gigante” a mais sentida homenagem à figura de Monteiro Pinto Capunga, militante que entregou-se à luta de libertação nacional e ao desenvolvimento multifacetado de Angola.
Após inclinar-se à urna do malogrado, Luísa Damião saudou os familiares, exprimiu “o sentimento de solidariedade e profundos pêsames” e endereçou uma mensagem de condolências à família na sequência do infausto acontecimento.
No teor das palavras escritas na mensagem, a Vice-Presidente do MPLA refere que “neste momento difícil, as palavras revelam-se insuficientes para consolar e confortar a perda irreparável de um ente-querido, sobretudo quando se trata de um irmão, esposo e pai extremoso com invulgares qualidades humanas”.
Ao destacar as qualidades as qualidades do malogrado, considerou que foi uma personalidade de grande notoriedade. “A morte marca a passagem da vida para uma nova dimensão, difícil de aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infindáveis recordações do seu papel, no seio da família, dos amigos, colegas e camaradas que partilharam uma vida inteira”.
“Recordaremos o nosso Camarada Monteiro Pinto Capunga como um político vertical de fortes convicções, um patriota com elevado espírito de solidariedade, dirigente do nosso Partido, defensor de causas nobres, e notabilizou-se como um deputado interventivo e um defensor da identidade cultural angolana, servindo com zelo e dedicação, as distintas missões que lhe foram confiadas”, lê-se no documento.
Na ocasião, renderam igualmente homenagem ao malogrado Monteiro Capunga, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o governador provincial de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e a deputada e presidente da Comissão de Defesa, Segurança Nacional, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da Assembleia Nacional, Ruth Mendes.
Parlamentares, efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança, membros do governo, militantes do MPLA, OMA e JMPLA, entidades eclesiásticas e tradicionais, familiares, membros da sociedade civil e amigos marcaram presença para render homenagem a Monteiro Capunga.
Num ambiente de consternação e tristeza, foram lidas diversas mensagens em reconhecimento ao contributo do malogrado vindas dos comités provinciais de Malanje, Lunda Norte e Bié, Grupo Parlamentar do MPLA, Ministério do Interior, Secretariado Executivo Nacional da OMA, Comité Nacional da JMPLA, Arquidiocese de Malanje, Associação Ana Marimba.
De acordo com o programa das exéquias, está previsto o sepultamento de Monteiro Capunga, nesta segunda-feira (21) no município de Marimba, a sua terra natal.
Monteiro Pinto Capunga nasceu a 18 de Fevereiro de 1960 no município de Marimba, província de Malanje, e morreu no dia 12 de Agosto de 2023, vítima de um ataque cardiovascular, em Lisboa, Portugal, deixando deste modo, uma viúva, 14 filhos e 23 netos.
Texto: DN
Fotos: DG