Jornal ÉME – Luanda – 08.11.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, orientou nesta sexta-feira (08) na Rua Dona Amália, no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, um acto político-patriótico em alusão ao “08 de Novembro de 1974”, data que marcou a chegada da primeira delegação oficial do MPLA à Luanda.
No local, a dirigente que esteve em representação do Presidente do MPLA, João Lourenço, foi recebida pelo Secretário-Geral, Paulo Pombolo, e dos demais membros do Secretariado do Bureau Político do Comité Central.
No acto denominado “Encontro Geracional sobre os Acontecimentos do Dia 08 de Novembro” a Vice-Presidente do MPLA disse que este marco histórico representa a coragem, a luta e o sonho de milhões de angolanos que, por décadas, resistiram em prol da liberdade, da igualdade e da Independência Nacional.
Luísa Damião considerou a chegada da primeira delegação do MPLA à Luanda chefiada pelo “saudoso camarada Lúcio Lara”, um acto de bravura e de patriotismo, que sinalizou na altura a esperança da liberdade que veio acontecer a 11 de Novembro de 1975.
“Volvidos 50 anos após a chegada da primeira delegação oficial do MPLA à Luanda, o MPLA continua fiel ao compromisso de promover a unidade e o bem-estar e o desenvolvimento de Angola” acrescentou a Vice-Presidente do MPLA.
O evento serviu para celebrar o 50.º aniversário da efeméride, e ficou marcado com manifestações músico-culturais, onde cantores como Santocas, Santos Júnior e Pedro Cabenha, assim como o Grupo Carnavalesco “União Twafundumuka” do Rangel, expressaram as crenças, valores, tradições e identidades da cultura nacional.
No dia 08 de Novembro de 1974, logo após a chegada, a delegação seguiu para o bairro Rangel onde inaugurou a primeira sede suburbana do MPLA, cujas instalações foram cedidas pela cidadã Dona Amália, que era proprietária de armazéns na circunscrição.
Estiveram igualmente presentes no acto, os membros do Conselho de Honra, do Comité Central, da Comissão Executiva do Comité Provincial, e população em geral.
Texto: DN
Fotos: DG