Jornal ÉME – Luanda – 13.06.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, incentivou a Organização da Mulher Angolana (OMA) a prosseguir com acções concretas que visam a plena emancipação das mulheres angolanas.

A declaração foi feita nesta sexta-feira, 13 de Junho, no Hotel Intercontinental, em Luanda, durante a abertura da Conferência Internacional da Mulheres.
Com o lema “Mulheres Cruzando Fronteiras, Suas Histórias e Sonhos”, a iniciativa do Secretariado Executivo Nacional da OMA serviu, segundo Mara Quiosa, como um “farol” para inspirar as novas gerações, oferecendo modelos em um mundo com crescentes contravalores que podem desviar as jovens do seu foco.
A dirigente ressaltou a importância de homenagear as mulheres que, nos 50 anos de Independência de Angola, contribuíram com inteligência, resiliência, coragem e sacrifício.
Destacou que a jornada da mulher hoje se estende das salas de aula aos hospitais, tribunais, parlamentos, centros de pesquisa, ministérios, mercados, “zunga” e trabalhos domésticos.

Mara Quiosa também elogiou o Presidente João Lourenço pelo seu compromisso com a equidade de género, evidenciado por acções concretas no empoderamento político, económico e social da mulher, reconhecendo a sua força e versatilidade.
A Secretária-Geral da OMA Joana Tomás, afirmou que o encontro, um espaço de debate inclusivo, buscou discutir e analisar as questões transversais da vida da mulher em todas as esferas sociais, com foco no empoderamento e na participação activa na política angolana.
O objectivo principal foi o de fortalecer a participação feminina na política, promovendo a troca de experiências e boas práticas para estimular a sua representatividade nos diversos sectores de decisão.
A conferência contou com a presença de diversas personalidades, entre as quais a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, a Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, o Primeiro-Secretário do MPLA em Luanda, Luís Nunes, e membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA.

Também estiveram presentes membros do Conselho de Honra do MPLA e da OMA, do Conselho da República, deputadas, integrantes do Corpo Diplomático, representantes da Provedoria de Justiça, de partidos políticos com assento parlamentar, autoridades religiosas e organizações da sociedade civil.
Texto: DN
Fotos: DG

