Jornal ÉME – Lisboa – 03. 09. 23 – A delegação do MPLA ao Festival do Avante, reuniu-se neste sábado (2) em Seixal, Lisboa, com os dirigentes do Partido Comunista Português (PCP) em que abordaram questões bilaterais, ligadas à cooperação e a vida interna dos dois partidos.
O MPLA esteve encabeçado pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Rui Falcão, e representou o PCP, o membro do Secretariado do Comité Central do PCP, Alexandre Araújo A delegação do MPLA presente a este evento político e cultural, manteve outros encontros de trabalho, entre os quais com a coordenação e o secretariado do Avante.
Durante o intercâmbio, comentaram sobre a organização do festival e sobre outros temas de interesse mútuo.
A similaridade deste encontro festivo dos militantes do PCP e a Festa do ÉME, que se realiza anualmente e de forma coincidente com a data da fundação do MPLA, também foram aflorados na abordagem dos dois partidos.
No período da tarde, Rui Falcão e a delegação que o acompanha, reuniu com a Direcção Central do PCP, representada por Paula Santos, igualmente deputada deste partido.
No âmbito da sua participação na 47.ª edição da Festa do Avante, que foi inaugurada pelo Secretário-geral do PCP, o Secretário para a Informação, para além das reuniões que manteve com a cúpula do PCP, cumprimentou vários líderes de partidos amigos e visitou outros pavilhões.
Ao falar a imprensa, considerou que a Festa do Avante, constitui um dos eventos mais significativos do Partido Comunista Português e agradeceu os esforços organizacionais do lado português, ao mesmo tempo, em que ressaltou as muitas semelhanças, atendendo às posições políticas existentes entre o MPLA e o PCP.
Rui Falcão enfatizou que esse é um evento que proporcionará aos partidos, novas oportunidades de cooperação para aumentar o seu desenvolvimento, e que são esperadas experiências positivas para o crescimento das suas respectivas organizações partidárias.
De acordo ao programa do Festival, para este domingo (03) se destaca a intervenção do chefe da delegação angolana, no Fórum do Centenário de Amílcar Cabral , subordinado ao tema “A Luta dos Povos Africanos pela sua Emancipação”.
A Feira decorre com um sem-número de eventos onde estão a ser realizados espaços para temáticas literárias, económicas, políticas, do meio ambiente, pedagógicas, históricas, entre muitas outras.