Jornal ÉME – Caxito – 17.03.2025 – Realizou-se na passada sexta-feira (14), no Cine Teatro Caxito, a Conferência Constitutiva do Comité Municipal do MPLA do Dande, sob a presidência da camarada Anastácia de Vasconcelos Firmino, Membro do Comité Central, Segunda Secretária Provincial do MPLA no Bengo e Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Provincial ao Município do Dande.

Sob o lema “MPLA – Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, o evento marcou mais uma etapa no processo de adequação das estruturas intermédias do Partido à nova Divisão Político-Administrativa do País, conforme estabelecido pela Lei n.º 14/24, de 5 de Setembro. A realização da Conferência seguiu as orientações da Directiva Executiva n.º 01/SBP/2025.
Na sua intervenção de abertura, Anastácia Firmino destacou que o MPLA é um Partido “organizado, progressista e que sabe se adaptar aos vários contextos e desafios”, salientando que a preparação e organização continuam a ser os pilares fundamentais da sua actuação em prol do bem-estar das populações.

Durante a Conferência, foram eleitos 105 membros para o Comité Municipal do MPLA do Dande, com 93,8% de votos válidos. Os delegados aprovaram também duas moções: uma de apoio ao Camarada João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola, pela sua liderança clarividente na condução dos destinos do País e no combate à corrupção; e outra de agradecimento a todos os que contribuíram para o êxito da Conferência.

A ocasião foi também marcada por uma saudação especial às mulheres angolanas, pela celebração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, reafirmando o compromisso do Partido na luta pela igualdade de género e contra todas as formas de discriminação.

Os delegados felicitaram ainda o Presidente João Lourenço pela sua recente eleição à Presidência da União Africana, enaltecendo o reconhecimento internacional da sua liderança.

O discurso de encerramento foi proferido pelo camarada Domingos Lourenço, Membro do Comité Central, Primeiro Secretário Municipal e Coordenador da Comissão Preparatória, que reforçou a necessidade de uma actuação estratégica nos bairros onde o Partido não teve êxito nas últimas eleições. “Precisamos reforçar o trabalho de base, aproximar-nos ainda mais do povo e demonstrar, com acções concretas, o compromisso do nosso Partido”, afirmou.

A Conferência Constitutiva do Comité Municipal do Dande reforça o empenho do MPLA na consolidação das suas estruturas e na preparação para os desafios políticos e sociais que se avizinham.