Jornal ÉME – Luanda – 17.06.23 – O Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, garantiu na sexta-feira (16), em Luanda, que a melhoria das condições sociais, assistência e protecção dos ex-militares é uma prioridade do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço.

Pedro Neto, que falava na 8.ª Reunião Metodológica do Departamento para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria que decorreu no Centro de Conferências de Belas, referiu que o encontro visou, dentre vários objectivos, passar em revista as orientações ligadas ao atendimento, assistência social dos filiados em consonância com as estratégias do MPLA.

Acrescentou que durante o encontro foram discutidas informações relacionadas com o processo eleitoral, as reformas do Estado, e as questões ligadas aos direitos e benefícios dos associados, principalmente, aqueles que pelas vicissitudes da guerra encontram-se em um estado mais vulnerável.

Ao falar do que está a ser efectuado em prol desta franja social, apontou que, o MPLA está a criar espaços para interacção com o Executivo, para uma solução célere nos problemas que afligem os antigos combatentes.

Pedro Neto considerou que o antigo combatente não é um homem especial, mas que precisa de tratamento especial, por ter dado o melhor da sua juventude, “hoje, já com idade avançada, é primordial encontrar soluções para o atendimento das suas necessidades e dos familiares”.

Os participantes da 8.ª reunião metodológica debateram sobre temas que abordaram a “Revitalização, organização e funcionamento das comissões de moradores”, “Reforma do estado, administração pública e autarquias”, “Métodos de organização, mobilização e funcionamento das estruturas do MPLA”, “Assistência e protecção social dos antigos combatentes e os seus familiares”, e “Formas e mecanismos de engajamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria nas actividades do MPLA”.

Texto: NJ
Fotos: DG