Jornal ÉME – Luanda, 22 de Junho de 2025 – Uma delegação da Direcção Central do MPLA, liderada pela Vice-Presidente Mara Quiosa, esteve neste domingo (22) no Quartel-General do Exército (EX-RI20), em Luanda, para prestar uma sentida homenagem ao embaixador Brito Sozinho, falecido aos 84 anos, vítima de doença.

Na cerimónia, os membros do Secretariado do Bureau Político inclinaram-se perante a urna contendo os restos mortais do malogrado, manifestaram solidariedade à família e expressaram os mais profundos sentimentos de pesar pela partida de um líder nato, que se destacou por mobilizar a juventude da sua época em prol da causa nacionalista.
Durante a leitura do elogio fúnebre, o Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, ressaltou a importância do contributo de Brito Sozinho para o despertar da consciência nacionalista, destacando a sua adesão, em 1958/59, a uma célula política clandestina dedicada à consciencialização dos jovens para a luta de libertação nacional.

Segundo Manuel Augusto, Brito Sozinho deixa um legado vivo e inspirador para as gerações futuras, tendo sido um combatente intrépido na defesa dos valores em que o povo angolano acredita.
“Angola perde um dos seus filhos mais distintos, um cidadão de corpo inteiro que dedicou toda a sua vida à causa do povo angolano. À família enlutada, particularmente à viúva e aos filhos, endereçamos os nossos mais profundos sentimentos de pesar”, sublinhou.
A cerimónia foi marcada por diversas mensagens de reconhecimento ao percurso de Brito Sozinho, oriundas dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, da Federação dos Antigos Combatentes, bem como de familiares, amigos e antigos companheiros de luta.

Estiveram presentes também os ministros de Estado e chefes das Casas Militar e Civil do Presidente da República, respectivamente Francisco Pereira Furtado e Adão de Almeida, além de oficiais generais, membros dos órgãos de soberania, militantes da OMA e da JMPLA, entre outras individualidades.
Os restos mortais do embaixador Brito Sozinho já repousam no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.
Texto: DN