Jornal ÉME – Luanda – 26.07.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, depositou uma coroa de flores, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, na homenagem fúnebre do antigo membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, Camarada Francisco Vieira Dias, realizada nesta quarta-feira (26) em Luanda.
Na cerimónia fúnebre, que decorreu na Casa de Velórios da Polícia Nacional, em Luanda, Luísa Damiao, assinou o livro de condolências, tendo considerado, Francisco Vieira Dias, um ilustre filho de Angola e dirigente comprometido do Partido.
Durante a despedida de luto, a dirigente, enumerou as qualidades humanas de resistência e de luta prestado por parte do Camarada Vieira Dias, que o distinguiram ao longo da sua trajectória política em que se notabilizou como um político íntegro e patriota que deu o melhor de si para a causa do Partido.
Na mensagem redigida no livro, a Vice-Presidente refere que “o MPLA perdeu um insigne militante que sempre cumpriu com zelo e dedicação as funções e missões que lhe foram confiadas”, lembrou para sublinhar que Angola perdeu um ilustre filho que prestou o seu contributo no desenvolvimento do país”.
Em nome dos militantes do MPLA, transmitiu os sentidos pêsames aos familiares e amigos e manifestou pesar e tristeza pelo infausto acontecimento. “Neste momento de tristeza e consternação inclinámo-nos perante a sua memória e endereçamos os nossos sentimentos de pesar a família. Paz a sua alma”, lê-se no livro de condolências.
No acto de despedida, foram lidas várias mensagens de condolências, com destaque para a do Gabinete da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, cujo elogio fúnebre foi lido por Tany Narciso, assim como do Comité Provincial do MPLA de Luanda, do Cuanza-Norte entre outras organizações e instituições partidárias e da sociedade civil.
Para prestar igualmente homenagem estiveram no local, a Secretária do Bureau Político para Administração e Finanças, Carla Leitão Ribeiro, o Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, os directores de Gabinetes dos Departamentos do Comité Central d, Chefes de Divisão, bem como outros dirigentes do Partido e do Executivo.
Francisco Vieira Dias desempenhou vários cargos de direcção e chefia na estrutura do MPLA e foi membro do Bureau Político, e na esfera governamental, com realce para os de Primeiro-secretário do MPLA nas províncias de Luanda e Cuanza Norte, acumulando, nesta última, com as funções de governador provincial.
Os restos mortais de Francisco Vieira Dias foram depositados hoje no Cemitério da Santana.
Texto: JG
Fotos: DG