Jornal ÉME – Luanda – 13.01.25 – Uma delegação do MPLA, chefiada pelo Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, participou nos dias 10 e 11 do corrente mês, na Cidade do Cabo, África do Sul, nas comemorações alusivas ao 113.º aniversário da fundação do Congresso Nacional Africano (ANC).
Integraram a comitiva partidária, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, o director do Gabinete do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Vicente, e o assistente do Departamento para as Relações Internacionais do Comité Central, Samuel Francisco.

A celebração da efeméride, foi antecedida da realização de uma gala prestigiada pelo Presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, e por vários convidados estrangeiros, que serviu para homenagear os percursores do partido histórico sul-africano que derramaram o seu precioso sangue na sua luta contra o regime do Apartheid.

O ponto mais alto das festividades de mais um aniversário daquele partido foi a realização de um grandioso acto político de massas que visou exaltar a importância do mais antigo partido político do continente, e a sua trajectória histórica desde a sua fundação.
A participação do MPLA neste evento à convite do ANC, permitiu também reforçar as históricas e excelentes relações de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre os dois partidos, assim como reafirmar o incondicional apoio do MPLA à justa causa do sul-africano.
A delegação do MPLA, procedeu na ocasião a entrega de uma mensagem do Presidente do MPLA, João Lourenço, para o seu homólogo do ANC, Ciryl Ramaphosa, o que consolida a cooperação existente entre os dois povos e países.
O Congresso Nacional Africano (ANC) é um movimento e partido político da África do Sul, fundado na cidade de Bloemfontein, com a proposta de defender os direitos da população negra do país.
Texto: DN