Jornal ÉME – Luanda – 05.09.2024 – Uma delegação do MPLA, chefiada pela Secretária do Bureau Político para Política Social, Maricel Capama, desloca-se de 5 a 7 do mês em curso, a Vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, província do Moxico, onde vai participar no sábado (07) na 10.ª Edição do Festival Tradicional Luvale, em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Integram igualmente a comitiva, o Primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA do Moxico, Ernesto Muangala, o Coordenador do Grupo de Acompanhamento à província do Moxico, Pedro Teta, os membros do Secretariado do Bureau Político, Pedro Neto, Joana Tomás, Gonçalves Muandumba, Antonieta Baptista, Hemingarda Fernandes e Crispiniano dos Santos.

De acordo com o programa das actividades do festival que começou no dia 20 de Agosto último, a celebração terá como ponto mais alto a entronização de Sua Majestade V Rainha Nyakatolo “Ana Bela Ngambo Kaumba”.

O festival Internacional Tradicional Luvale, celebrado anualmente desde 1956 e conhecido na região como Likumbi ya Vaka Cinyama (“Dias dos descendentes do Cinyama Kakengue”), na língua Luvale e em homenagem ao Rei Cinyama Kakengue, reflete os hábitos e costumes deste povo que habitam as terras da região Leste de Angola e da vizinha República da Zâmbia.

Uma palestra sobre o papel da Rainha Nyakatolo na consolidação e preservação da paz e unidade nacional, recepção de visitas dos distintos municípios e países, exibição dos palhaços e o baile dos grupos culturais, constam do programa que antecede a cerimónia central do festival 2024.

Fazem também parte do grupo de trabalho, o Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, o deputado Nvunda das Neves Salucombo, os directores do Centro de Documentação e Investigação Histórica do MPLA, e do Gabinete Técnico, respectivamente, Augusto José e Rafael José, entre outros quadros e técnicos da Sede Nacional do Partido.

O reino Luvale em Angola está representado nas províncias do Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte e na diáspora (RDC e Zâmbia).

Texto: JG