O Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Camarada Pedro Chaves participou nesta quarta-feira (1) na Conferência Internacional sobre os “Desafios Globais do Século XXI: Dimensão Interpartidária”.

Em representação da Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, o encontro que decorreu em formato virtual é de iniciativa do Partido Rússia Unida e enquadrou-se nas celebrações do 20º aniversário da sua fundação que ocorre neste 1 de Dezembro.

Ao intervir na conferência, Pedro Chaves, considerou que o século 21 é um dos mais desafiadores para a ciência e a humanidade face as estimativas que apontam para um maior crescimento da população mundial nos próximos anos.

Ao apontar outros factores que concorrem para esta demanda, sustentou que “temos grandes desafios internos de produzir mais alimentos, de garantir mais água com qualidade e fornecer energia, numa altura em que enfrentamos mudanças climáticas sérias”.

Segundo o interlocutor “enfrentamos neste século fenómenos complexos e transversais que atingem países pobres e ricos, ou seja problemas globais que carecem de uma resposta integrada, respeitando sempre a independência e a soberania dos Estados”.

Para Pedro Chaves a humanidade confronta três grandes desafios interligados entre os quais, as mudanças climáticas, o déficit crescente de oportunidade de trabalho decente e a necessidade de alterar drasticamente a matriz energética, reduzindo o consumo das energias fósseis.

Numa outra abordagem da sua intervenção, realçou que a “banalização” da actividade política, “sob a capa de democratização, semeia a dúvida quanto aos princípios defendidos por esses movimentos políticos, que em muitos casos pregam o extremismo e a intolerância política”, que são valores contrários a democracia.

O secretário para as Relações Internacionais enfatizou a necessidade da sociedade partilhar a responsabilidade na contínua identificação de soluções com vista a materialização dos compromissos assumidos e “reduzir quiçá o impacto das alterações climáticas, pensando sempre as gerações vindouras”.

A ocasião serviu para o membro do Bureau Político felicitar o Partido Rússia Unida, por ter completado 20 anos desde a sua fundação, ao longo dos quais se afirmou como o condutor da luta do povo russo pelo seu progresso social e desenvolvimento.

Pedro Chaves estendeu os cumprimentos a Federação Russa, pelos contínuos laços de amizade e irmandade que caracterizam, os dois países, aprofundado na cooperação, solidariedade e no progresso para o bem dos respectivos povos.

Discursou na abertura da Conferência Internacional sobre os Desafios Globais do Século XXI, o presidente do Partido Rússia Unida, Dmitry Anatolyevich Medvedev.