Jornal ÉME – Luanda – 07.04.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, marcou presença nesta segunda-feira (07), na Praça da Mulher, localizada no município do Cazenga, província de Luanda, para dar o pontapé inicial na construção de um importante centro de apoio.

O projecto contempla uma sala de alfabetização, uma cozinha comunitária e uma creche destinada aos filhos das vendedoras do mercado.

A visita à “Praça da Mulher” integrou a programação da Jornada dos Encontros da Juventude Patriótica nas Comunidades e do Ciclo de Palestras para Educação da Cidadania e Moralização da Sociedade.

Esta iniciativa foi lançada na quinta-feira passada (4), no mesmo município do Cazenga, pela Vice-Presidente do MPLA.

No local, Mara Quiosa foi calorosamente recebida por membros do Secretariado do Bureau Político, incluindo o Secretário do BP para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás e pelos membros da Comissão Executiva do Comité Provincial.

Militantes, amigos e simpatizantes do Partido também marcaram presença, recepcionando a Vice-Presidente com entusiasmo, cânticos e danças.

No seu discurso direccionado às vendedoras da Praça da Mulher, Mara Quiosa enfatizou a prioridade que o MPLA confere ao programa de alfabetização, reconhecendo-o como um pilar fundamental para o desenvolvimento do País.

A dirigente explicou que o projecto ora iniciado está alinhado com o Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar, inserido nas acções sociais da OMA, com o objectivo de emponderar a mulher angolana através da educação.

Na ocasião, destacou a relevância da implementação deste programa para as mulheres vendedoras e sublinhou que a alfabetização deve ser um esforço contínuo em Angola.

“Por isso, estamos a construir esta sala de alfabetização e a cozinha comunitária em solidariedade com aqueles que mais necessitam”, afirmou.

Mara Quiosa acrescentou que o MPLA investe na alfabetização como uma ferramenta crucial para recuperar o tempo perdido em relação à escolaridade, assegurando que todos os cidadãos, especialmente mulheres e jovens, possam exercer plenamente os seus direitos e participar activamente na vida cívica.

O programa, com o apoio do Partido, teve o seu lançamento em 2023 e se estenderá até 2026.

A meta é construir unidades educacionais em todos os municípios do País, visando alcançar resultados significativos na educação de jovens e adultos que buscam aprender a ler e escrever para se integrarem em diversas actividades de desenvolvimento comunitário.

No final do evento, a Vice-Presidente do MPLA fez uma parada no centro de recrutamento de militantes do Partido, instalado no interior do mercado.

No local, incentivou as vendedoras a se juntarem às fileiras do MPLA e realizou a doação de bens diversos para fortalecer os negócios dessas trabalhadoras.

Texto: NJ

Fotos: DG