Jornal ÉME – Benguela – 14.06.24 – A Secretária do BP para Política Social, Maricel Capama, afirmou (13), na província de Benguela, que o programa de alfabetização do Partido faz parte da estratégia integrada para a gradual diminuição das elevadas taxas de analfabetismo.
A dirigente teceu estas considerações quando discursava no lançamento da Campanha Nacional de Alfabetização no município da Catumbela, explicando que a escolaridade é para as sociedades contemporâneas a maior dinâmica de inclusão e de reforço da participação qualitativa das pessoas na vida social e no desenvolvimento.
Ao falar sobre o analfabetismo no país, Maricel Capama referiu que a tarefa de alfabetizar na realidade angolana deve ser permanente.
Disse que o Partido aposta na alfabetização, sendo uma importante ferramenta para assegurar a recuperação do tempo perdido em relação à escolarização, permitindo que ninguém fique para trás, “que todos os cidadãos possam usufruir dos seus direitos e possuam uma vida cívica plena, em particular as mulheres e jovens”.
Asseverou que o MPLA desde muito cedo assumiu o compromisso de lutar para a erradicação do analfabetismo, realizando programas destinados, principalmente, às mulheres e jovens do meio rural, com o apoio das suas organizações sociais e de parceiros sociais, como as igrejas e outras organizações da sociedade civil.
A membro do BP do MPLA, Maricel Capama, entende também que a alfabetização continua a ser um meio eficaz para melhorar a condição humana, libertadora das marras do analfabetismo e que permite a modernização do país, sob diferentes perspectivas.
“É claro que, através do domínio da escrita e da leitura, todos podem participar de forma mais qualitativa nas diferentes dinâmicas da vida social e produtiva do nosso país”, disse a dirigente.
Ladeada pelo 1.º Secretário provincial do Partido de Benguela, Luís Nunes, para além de efectuar uma visita guiada às instalações das salas de alfabetização, baixou as orientações que constam do plano de realização da Campanha Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos e, por fim, doou materiais didácticos necessários para garantir a formação integral dos estudantes.
Texto: NJ
Fotos: DDS