Jornal ÉME – 16.02.22 – O Bureau Político do Comité Central do MPLA, tomou conhecimento nesta terça-feira (15) com profundo sentimento de pesar, a morte do camarada Emmanuel Moreira Carneiro, ocorrida por motivo de doença, em Lisboa, República Portuguesa.

Numa mensagem de condolências, o MPLA considera que a morte do camarada Emmanuel Carneiro, constitui a perda de uma eminente figura que se destacou pela forma diligente como cumpria as tarefas que lhe estavam atribuídas.

O malogrado foi membro do Governo de Angola de 1991 a 1999 e desempenhou sucessivamente as funções de Vice-Ministro do Plano, Ministro do Plano, do Comércio, das Finanças e do Planeamento.

O documento acrescenta, que terminada a missão no Governo dedicou-se à docência nas Universidades Católica de Angola e Lusíada de Luanda e, em 2015, desempenhou as funções de Director Geral do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais no país.

Licenciado em economia pela Universidade Agostinho Neto, Emmanuel Moreira Carneiro graduou-se, a nível do mestrado, na especialidade de Estudos Africanos, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Lisboa, Portugal.

O MPLA ressalta que o percurso de vida de Emmanuel Moreira Carneiro, ficou igualmente marcado pela publicação das obras “A Rendição Rendeira na África Sub-sahariana – uma abordagem através da economia política”, e “ África Sub-sahariana, Meio Século Depois”.

Pelo seu infortúnio, o Bureau Político inclina-se perante à memória do malogrado, endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências.