Foi com profunda dor e consternação que o Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do camarada GILBERTO BUTA LUTUCUTA, ocorrido na madrugada de 18 de Fevereiro de 2022, em Luanda, por doença, aos 80 anos de idade.

Natural do Bailundo, província do Huambo, GILBERTO BUTA LUTUCUTA iniciou a sua actividade política contra o regime colonial, em 1959, no Núcleo Político Progressista Clandestino de Apoio ao Movimento de Libertação e Independência de Angola.

Mais tarde, em 1977, como instrutor da Organização de Defesa Popular (ODP) e oficial Instrutor dos Batalhões das tropas de Reserva, GILBERTO BUTA LUTUCUTA foi proposto a membro do Comité Central do MPLA, Partido que abraçou com militância activa e abnegada, destacando-se o seu espírito de entrega às causas mais nobres do povo angolano.

Embaixador reformado, cumpriu missão na Guiné Equatorial e Côte D’Ivoire, tendo antes desempenhado papel relevante no desenvolvimento do sector agrícola no País, iniciando como assistente técnico do Instituto de Investigação Agronómica de Angola, onde ingressou em 1965, devoção que lhe valeu reconhecimento do Estado Angolano, pela nomeação à Ministro da Agricultura, cargo exercido com elevado brio e sentido de missão.

Neste momento de dor e de luto, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, curva-se perante a sua memória e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar.