Jornal ÉME – 10.02.23 – Luanda – O Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA realizou (10), em Luanda, um encontro de auscultação junto dos representantes das igrejas e instituições religiosas reconhecidas com o intuito de resgatar os valores cívicos e morais na sociedade angolana.

O processo de audição realizado no Memorial António Agostinho Neto sob o tema “O Contributo das Igrejas no Resgate dos Valores Morais e Cívicos na Sociedade Angolana” foi presidido pela directora do Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Fátima Viegas.

Durante a sua intervenção, no acto que reuniu os membros directivos das igrejas e outras instituições religiosas, Fátima Viegas afirmou que o encontro realiza-se com o desígnio de colher sugestões dos religiosos sobre os melhores métodos para o resgate dos valores morais e cívico em Angola.

Fátima Viegas considerou a igreja como parceira do Estado, tendo em conta o seu desempenho na educação e na formação do homem.

No entanto, a responsável mostrou-se preocupada com o nível de degradação dos valores morais da sociedade angolana, com destaque para o frequente registo de falta de respeito para as instituições do Estado, amor ao próximo, honestidade, solidariedade, fraternidade e de tolerância.

Quanto as referências que marcam os valores inerentes ao ser humano, a dirigente asseverou que “o valor é um conjunto de característica que nos marcam, enquanto homens, organizações e associações, do modo os indivíduos se relacionam e interagem entre si ”.

Durante o acto, os representantes das igrejas e instituições religiosas apresentaram as suas contribuições sobre os métodos e experiências para encontrar o método certo para o resgate dos valores morais e cívicos.

Texto: NJ/EMS – Fotos: DDS
Edição: DN