Jornal ÉME – Huambo – 13.03.2025 – O Comité Provincial do MPLA do Huambo, prestou homenagem ao nacionalista Casimiro Sérgio Franco, falecido aos 89 anos no dia 7 de Março, vítima de doença.

O político teve um papel importante na história de Angola, tendo sido o segundo-secretário da então Assembleia do Povo no período de 1990-1992, actual, Assembleia Nacional.

O MPLA manifestou profundo pesar pela morte de Casimiro Franco, destacando o seu contributo para o partido e para o País.

Na ocasião, o Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA do Huambo, emitiu um comunicado fúnebre, onde expressou os sentimentos de pesar aos familiares do nacionalista.

“Nesta hora de profunda comoção, o Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, da OMA, da JMPLA e da população, em geral, endereça à família enlutada os mais profundos sentimento de pesar”, refere o documento.

PERCURSO DE CASIMIRO FRANCO

Nascido a 24 de Abril de 1935, no bairro da Chiva, periferia da cidade do Huambo, Casimiro Franco ingressou no MPLA em finais da década de 1950, e teve passagem também em Abril de 1953, no Caminho de Ferro de Benguela (CFB), onde exerceu a função de carpinteiro.

Foi o segundo-secretário da Assembleia do Povo entre 1990 e 1992.

O funeral de Casimiro Sérgio Franco realizou-se no cemitério São Pedro no Huambo no último domingo (09).

A cerimónia contou com a presença de uma delegação partidária, incluindo o Segundo-Secretário do Comité Provincial, Adérito Chimuco, em representação do Primeiro -Secretário Provincial do MPLA, Pereira Alfredo, ladeado pelos membros da Comissão Executiva do Comité Provincial, do Comité Central residentes, e militantes da OMA e da JMPLA.

Texto: JÉME/DN