Jornal ÉME – Luanda – 27.03.2025 – A Direcção Central do MPLA prestou, nesta quinta-feira (27), em Luanda, uma homenagem ao nacionalista Lopo do Nascimento, reconhecendo o seu valioso contributo para o engrandecimento do Partido e a conquista da Independência Nacional de Angola.

A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, liderou a homenagem ao ilustre membro do partido na sua residência no Bairro Miramar. O evento contou com a presença do Secretário- Geral, Paulo Pombolo, e de outros integrantes do Secretariado do Bureau Político e do Conselho de Honra.

Em declarações à imprensa, Mara Quiosa destacou que a iniciativa segue as orientações do Líder do Partido, João Lourenço, de estreitar o contacto com os patriotas que contribuíram para a liberdade e independência de Angola.

A dirigente descreveu Lopo do Nascimento como uma figura proeminente e um patriota exemplar que, com coragem e determinação, desempenhou diversas funções importantes tanto no Partido quanto no aparelho do Estado.

A Vice-Presidente sublinhou a importância de reconhecer aqueles que deixaram a sua marca na luta armada de libertação nacional, expressando satisfação por ainda poder contar com a sua presença.

Lopo do Nascimento, acompanhado pela esposa, agradeceu a homenagem e apelou às novas gerações para manterem a resiliência em busca de um país próspero e desenvolvido.

Durante o acto de homenagem, foram ouvidos diversos testemunhos de contemporâneos, familiares, que descreveram o Camarada Lopo do Nascimento, homem de fortes convicções e que sempre demonstrou quando foi chamado para exercer missões dentro como fora do País.

Lopo do Nascimento desempenhou, entre outras funções, os cargos de Primeiro -Ministro da República Popular de Angola, Ministro do Comércio Interno, Secretário Executivo Adjunto da Comissão Económica da ONU para África, Ministro da Administração do Território, Governador da Província da Huíla e Presidente do Conselho Militar Regional da 5ª Região Militar de Angola.

A homenagem integrou a 2.ª Edição das Jornadas “Heróis da Liberdade e dos Nacionalistas Angolanos”, promovida pelo Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA.

Texto: DN
Fotos: DG