Jornal ÉME – Adis Abeba – 30.10.24 – O Comité de Acção do MPLA Junto da Comunidade Angolana na Etiópia foi constituído (26) nesta capital, em assembleia presidida pelo Coordenador da Comissão Dinamizadora cessante, Camarada Cristóvão António Bragança, que enalteceu a importância histórica do evento.

Durante o acto constitutivo realizado ao abrigo do estipulado no artigo terceiro do Regulamento de Organização e Funcionamento das Estrururas do MPLA Junto das Comunidades Angolanas no Estrangeiro, foram eleitas, por unanimidade, a Direcção e a Comissão de Disciplina do novo Comité que tem como Primeiro Secretário o militante Aleixo Pembele Ndombassi.

As militantes Veronique Gizenga e Joseth Leitão foram eleitas Segunda Secretária e Coordenadora da Comissão de Disciplina, respectivamente.

Integram igualmente a Direcção do Comité as militantes Zinga Suama, Rosa Odete Nhumbuvali, Xénia Mandriz, Patrícia Josias Tavira, e Celina Matos.

Os militantes Kiage Jeremias Napoleão e Héscio Tavira integram a Comissão de Disciplina do Comité de Acção do MPLA Junto da Comunidade Angolana na República Democrática Federal da Etiópia.

No final dos trabalhos, a Assembleia Constitutiva aprovou uma Moção de Apoio ao Camarada Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, em que saúda o seu notável desempenho na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, encorajando-o a “continuar a desenvolver acções em prol da promoção da paz e da estabilidade política do continente, em especial na região dos Grandes Lagos”.

Os participantes aprovaram também uma Moção de Agradecimento às entidades singulares e colectivas que contribuíram para a criação das condições indispensáveis à realização da Assembleia Constitutiva do Comité do MPLA na Etiópia.