Jornal ÉME – Luanda – 18.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, e o embaixador da Federação Russa em Angola, Vladimir Tararov, reuniram-se nesta terça-feira (18), para estreitar os lacos de cooperação político-partidário e diplomática, entre os dois países e seus respectivos partidos governantes.

Durante a audiência, que decorreu na Sede Nacional do Partido, ambos representantes, destacaram a importância dos laços históricos de solidariedade e fraternidade factor determinante para o reforço contínuo da parceria entre Angola e a Rússia, assim como entre o MPLA e o Partido Rússia Unida.
Vladimir Tararov ressaltou que o acordo de cooperação firmado entre os dois partidos, em 2021, solidificou ainda mais essa relação, ao estabelecer prioridades para acções entre o MPLA e o Partido Rússia Unida pautadas pelo respeito à soberania e à não ingerência nos assuntos internos de cada nação e partido .
“O desenvolvimento das relações entre os Estados Africanos e a Federação da Rússia e o seu alargamento para os partidos políticos assume uma importância particular. Afinal, são os partidos que definem as políticas que norteiam as acções dos governos, permitindo enfrentar os complexos desafios da actualidade”, enfatizou o diplomata.
Vladimir Tararov, salientou, que no âmbito do referido acordo, existem projectos em curso e que favorecem os dois partidos, nas mais diversas áreas, como a formação de quadros, questões sociais e comunitárias, assim como o intercâmbio de experiências a vários níveis.

O diplomata, também expressou congratulações ao Presidente da República de Angola e do MPLA, João Lourenço, por ter assumido a Presidência rotativa da União Africana.
Destacou que o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, enviou uma mensagem pessoal a João Lourenço, manifestando apoio e disposição para colaborar na promoção da estabilidade e desenvolvimento do continente africano.
Segundo o embaixador da Federação Russa, as autoridades dos dois países já manifestaram a necessidade da presença russa em Angola ir além dos sectores diamantíferos, aeroespacial, ou das altas tecnologias, passando a ter uma participação activa no processo de diversificação económica em curso, sobretudo no domínio agrícola.
Angola e a Rússia são países com ligações bastante sólidas ainda a partir da fase embrionária da revolução angolana.
Angola e a Rússia são países com ligações bastante sólidas ainda a partir da fase embrionária da revolução angolana.
Texto: NBS
Foto: DG