Jornal ÉME – Luanda – 21.07.23 – Uma delegação do MPLA encabeçada pelo Director do Departamento para as Relações Internacionais do Comité Central, Maquento Lopes, manteve (20/07), em Luanda um encontro de trabalho com o embaixador da Coreia do Norte em Angola, Jo Pyong Chol, no âmbito das celebrações do 70.º aniversário da Vitória da Guerra da Pátria.
O encontro fraternal decorreu nas instalações da Embaixada da Coreia do Norte, em Luanda, onde ambas as partes constaram os excelentes laços históricos de amizade que existem entre as duas nações, partidos e povos e dialogaram sobre temas de interesse comum da agenda internacional.
Ambos os dirigentes se congratularam pelo avanço dos excelentes vínculos que existem entre os respctivos povos, partidos e governos.
Maquento Lopes assinalou que o MPLA tem estado associado à todas as manifestações históricas do povo coreano, e que não seria excepção a celebração desta efeméride, que marcou a assinatura do armistício da Guerra da Coreia, ocorrido há 70 anos, em 27 de Julho de 1953.
Maquento Lopes referiu que as relações de fraternidade, amizade e cooperação bilateral, entre os dois partidos datam de longos anos, em que o símbolo desta cooperação está fundado no decurso das obras de reabilitação e apetrechamento do Memorial Dr. António Agostinho Neto, que esteve a cargo de uma empresa da Coreia do Norte.
Por seu turno, o embaixador da Coreia do Norte adiantou que, ao longo da história, o seu país sempre defendeu a melhor condução dos destinos do povo e o desenvolvimento sustentável, com prioridade nos sectores da economia e a defesa nacional para confrontar qualquer invasão estrangeira.
Jo Pyong Chol lamentou as diversas sanções impostas pelos países que considera “adversários” da Coreia do Norte, que de certa forma impedem o progresso interno e a materialização das principais políticas externas.
Fizeram parte da delegação angolana, o director do Jornal ÉME, Emanuel Mangueira da Silva, os membros do Secretariado Nacional da JMPLA, Daniela Bragança e Helena Chuhuissa, respectivamente, assim como quadros do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central.
As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas logo a seguir à proclamação da Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Texto: DN
Fotos: DG