Jornal ÉME – Luanda – 28.05.24 – A necessidade do reforço das relações bilaterais existentes entre o MPLA e o Partido Comunista do Vietname, nos domínios político e económico, estiveram em evidência durante o encontro entre as delegações dos dois partidos políticos, realizado nesta segunda-feira (27), na Sede Nacional do MPLA.

O Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, encabeçou a delegação angolana nas conversações, enquanto, Nguyen Trong Nghia, Chefe da Comissão da Propaganda e Educação, liderou a comitiva vietnamita.

Ao falar à imprensa no final do encontro, o Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, avançou que a visita serviu para selar e redinamizar as “excelentes” relações históricas entre os dois partidos que completam em 2025, 50 anos desde que foi firmada a cooperação bilateral.

O dirigente referiu que foi passado em revista o estado actual das relações de amizade e de cooperação, e perspectivou-se o futuro das relações no âmbito da cooperação partidária, pois “o Vietname como Estado tem muito a nos ensinar, pois, saiu, nos últimos 40 anos, de uma economia rural para um dos maiores centros tecnológicos do mundo, portanto faz parte das 40 maiores economias do mundo”.

Atendendo as boas condições climatéricas e geográficas de Angola, Esteves Hilário salientou que o governo angolano conta com a colaboração dos parceiros vietnamitas no processo de desenvolvimento do País, por serem um dos maiores fornecedores de alimentos no mundo, com destaque para a produção de café e de arroz.

Adiantou também que a ocasião foi aproveitada para formular um convite aos empresários daquele país, através do Partido Comunista do Vietname, a continuarem a investir em Angola na área industrial e gerar mais postos de trabalho para os jovens angolanos.

Segundo Esteves Hilário, o chefe da delegação vietnamita agradeceu o Estado angolano pela forma como tem acolhido a comunidade vietnamita em Angola, e as oportunidades de trabalho que as empresas têm encontrado no solo pátrio.

Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975 e, três meses depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas Social, Económica e Técnico-Científica.

Texto: DN