Jornal ÉME – Luanda – 28.01.25- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, concedeu nesta terça-feira (28) em Luanda, audiência ao embaixador de Cuba acreditado em Angola, Oscar Gonzalez, onde foram abordados diversos pontos de interesse mútuo entre os dois partidos que formam governo nos respectivos países.

Após o encontro, acompanhado pelo Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, o diplomata cubano, destacou que o momento serviu para analisar as relações históricas de irmandade, intercâmbio e cooperação, entre o MPLA e o Partido Comunista de Cuba, que mantêm-se sólidas e permanentemente fortes.

De acordo com Oscar Gonzalez, durante as conversações foram abordados o cumprimento do acordo de cooperação bilateral assinados em 2023, entre o MPLA e o Partido Comunista de Cuba, que tem a ver com a troca de informações internas, a formação de quadros e sobre a situação geopolítica internacional.

“Sinalizamos a dinâmica da cooperação, mas entendemos que tem de haver muito mais intensidade, pois no final ganham os dois partidos”, destacou o diplomata.

O embaixador cubano, referiu, que no âmbito da cooperação político-partidária, o ano de 2025 é um ano especial para os dois partidos irmãos, pois marca as celebrações do 50º aniversário do estabelecimento das relações.

Oscar Gonzalez, sublinhou, que nesse contexto, os dois partidos vão continuar a trabalhar para consolidar e fortalecer os seus laços, a fim de contribuir para a parceria estratégica entre Angola e Cuba, virada fundamentalmente para as relações comerciais e económicas.

Segundo o diplomata, para honrar e prestigiar as comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, o Governo cubano decidiu reforçar o amplo programa de cooperação bilateral com o Executivo angolano, nas áreas da saúde, educação, construção civil, cultura e desporto.

Texto: NBS
Foto: DG