Jornal ÉME – Luanda – 15.10.24 – Uma conferência destinada aos quadros do MPLA sobre o “Papel do Partido Político na Erradicação da Pobreza”, decorreu segunda-feira (14) em Luanda, sob auspício do Departamento para a Política de Quadros em colaboração com a Universidade Renmin da República Popular da China.
Ao intervir na abertura do acto, a Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política de Quadros, Ângela Bragança sublinhou que a formação de quadros constitui uma parte decisiva na política dos partidos.
Diante deste contexto, a dignitária apontou sobretudo a formação diversificada, capaz de proporcionar um conhecimento multifacetado e impactante na busca de soluções para a promoção de causas sociais.
Ao refletir sobre o tema do certame, considerou, vigente e que ocupa um lugar central nos partidos políticos de esquerda, cujos programas têm como foco satisfazer as necessidades, os anseios e resolver os problemas das pessoas para a promoção do seu bem-estar.
Para que estejam a altura desses desafios, a Secretária do BP, destacou o apelo aos quadros e funcionários do Partido a possuírem um perfil alicerçado numa teoria e prática política consistente, com orientação ideológica e visão estratégica sobre a construção da sociedade e os seus fins.
O evento reuniu os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, com realce para Pedro Neto, Esteves Hilário, Maricel Capama, Joana Tomás e Antonieta Baptista.
ROTEIRO DA CHINA NA LUTA CONTRA POBREZA
Na conferência que decorreu no Comité Provincial do MPLA de Luanda, teve como oradores eminentes especialistas em economia da República Popular da China, que versaram sobre temáticas como “Vias de Desenvolvimento Sustentável para a Erradicação da Pobreza: a Missão dos Partidos Políticos e a Experiência da China”.
“A Prática da Aplicação da Estratégia de Redução da Pobreza de Forma Direccionada na Comuna de Xinxian”, “A Prática de Redução da Pobreza na Comuna Fuping”, “Experiência de Redução da Pobreza na Comuna Lanping”, constaram das abordagens.
O evento contou com as presenças do embaixador da China, Zhang Bin, membros da delegação chinesa, da Rede de Formadores, directores do Comité Central, chefes de Divisão e quadros do aparelho central e provincial do MPLA.
Texto: JG
Fotos: AKP