Jornal ÉME – Luanda – 29.01.25 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, destacou o papel fundamental de Cuba na luta pela Independência de Angola, através da solidariedade cubana que foi crucial na libertação de Angola e na formação de quadros angolanos em diversas áreas.

Mara Quiosa teceu estas considerações durante a celebração dos 66 anos do triunfo da Revolução Cubana, num acto solene que teve lugar no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda e que reuniu representantes do governo angolano, do corpo diplomático e da comunidade cubana residente no País.
Os desafios enfrentados por Cuba, agravados pelo bloqueio económico dos EUA, foi destacado pela Vice- Presidente do MPLA que apontou as excelentes relações de cooperação em diversas áreas, como, a educação, a saúde, os transportes, as obras públicas, a construção, o desporto, a cultura, entre outras vertentes.
Por sua vez, o embaixador cubano, Oscar González, enalteceu os laços históricos e diplomáticos entre os dois países, firmados em 15 de Novembro de 1975, e reiterou o compromisso de fortalecer a cooperação em sectores como educação, saúde e cultura.
CULTURA E HOMENAGENS
A celebração também prestou homenagem a José Martí, herói nacional cubano, e incluiu apresentações culturais com música e dança cubana, simbolizando a união entre os povos.

Durante o evento, foi exibido um documentário sobre as conquistas da Revolução Cubana e a resiliência do seu povo diante das adversidades.
A gala comemorativa foi assistida por integrantes do Bureau Político do MPLA e outros níveis da direcção do Partido, do Governo e organizações da sociedade civil e de massas.
O evento reafirmou a amizade histórica entre Angola e Cuba, destacando a importância da solidariedade internacional na construção de um futuro comum.
Texto: AP
Fotos: DG