Jornal ÉME – Luanda – 08.09.24 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para Política Social, Maricel Capama, asseverou neste sábado (07) na Vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, província do Moxico, que o MPLA defende o fortalecimento e a promoção do mosaico cultural, como pilares fundamentais na preservação e identificação do povo angolano.

A dignitária teceu estas considerações a imprensa, no acto de apresentação oficial a população da província do Moxico, de Sua Majestade V Rainha Nyakatolo (Anabela Ngambo Kaumba), durante a 10.ª Edição do Festival Tradicional Luvale, em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

“Estamos a participar dessa belíssima cerimónia neste reinado, onde a mulher é valorizada a nível da governança e sentimos que há alinhamento com os desígnios da visão do Presidente João Lourenço, de apostar em altos cargos de liderança nas mulheres”, frisou.

Tendo em conta que a cultura fortalece a nação, a dirigente apontou que a identidade do povo Luvale é uma característica de traços culturais como a língua, os ritos e as manifestações artísticas perpetuados na passagem de testemunhos em gerações.

“É um momento de identidade nacional, porque estamos todos representados provenientes de outras províncias de Angola e nos reunimos neste festival de entronização da Rainha”, frisou Maricel Capama.

De igual modo, estiveram presentes neste momento especial para a Rainha Nyakatolo uma vasta delegação do MPLA composta pelo Coordenador do Grupo de Acompanhamento à província do Moxico, Pedro Teta, membros do Secretariado do Bureau Político, Joana Tomás, Crispiniano dos Santos, Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, deputados e quadros afectos a Sede Nacional do Partido.

A entronização da Rainha Nyakatolo indicada pelo conselho da corte real do Reino Luvale, teve lugar na arena Vambunda e reuniu representantes dos vários reinos existentes no País, e do exterior como da República Democrática do Congo e da Zâmbia. Marcaram também presença, membros do Executivo, representantes de partidos políticos, deputados a Assembleia Nacional, população em geral, entre outros convidados.

O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala discursou no evento e considerou a entronização da Rainha Nyakatolo uma celebração de riqueza cultural e histórica secular que constitui a base da identidade cultural deste povo.

Referiu que o Governo do Moxico está comprometido em colaborar com as autoridades tradicionais para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Ernesto Muangala reconheceu deste modo, o valor das lideranças tradicionais como parceiras essenciais na implementação de políticas que visam melhorar a vida da população.

O acto de apresentação pública da soberana do Luvale teve momentos marcantes, que têm a ver com o simbolismo do poder tradicional,t como as indumentárias que foram apresentadas e os instrumentos representativos de realeza, entre outros rituais.

O evento também ficou marcado pela incursão histórica da essência do festival Luvale, danças e momento ofertório a Rainha Nyakatolo.

O governador do Moxico aproveitou a ocasião e entregou uma viatura todo-o-terreno para facilitar as deslocações no contacto com a sua comunidade.

Nhakatolo ou Nyakatolo é um título real de nobreza dado à soberania (a linha de sucessão é sempre feminina e matrilinear) dos povos Luvales-Luena, quando assume o poder.

Texto: JG
Fotos: DG