Jornal ÉME – Etiópia – 28.10.24 – O MPLA conta desde o último sábado (26/10) na cidade de Addis Abeba, com um Comité de Acção do Partido junto da Comunidade Angolana na República Democrática Federal da Etiópia.
A assembleia constitutiva do Comité de Acção do Partido foi realizada ao abrigo do artigo 3.º do Regulamento de Organização e Funcionamento das Estruturas do MPLA Junto das Comunidades Angolanas no Estrangeiro, num acto presidido pelo coordenador da Comissão Dinamizadora cessante, Cristóvão Bragança.

Durante o acto constitutivo do novo comité, foram eleitos por unanimidade, a Direcção do Partido e a Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria (CDEA), que tem como Primeiro Secretário, Aleixo Pembele Ndombassi, Segunda Secretária, Veronique Gizenga, e a coordenadora da CDEA, Joseth Leitão.
O primeiro secretário eleito, Aleixo Ndombassi, apontou como desafio no seu mandato, maior coesão, disciplina e orientação dos militantes para melhor mobilização e organização do trabalho político-partidário naquele país.
Integram igualmente a Direcção do Comité as militantes Zinga Suama, Rosa Odete Nhumbuvali, Xénia Mandriz, Patrícia Josias Tavira, Celina Matos, Kiage Jeremias Napoleão e Héscio Tavira.
A assembleia constitutiva aprovou uma Moção de Apoio ao Presidente do MPLA, João Lourenço, em que destaca o seu empenho pessoal na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, e encoraja a continuar a desenvolver acções em prol da promoção da paz e da estabilidade política do continente.
Finalmente os participantes aprovaram também uma Moção de Agradecimento às entidades singulares e colectivas que contribuíram para a criação das condições indispensáveis à realização da Assembleia Constitutiva do Comité do MPLA na Etiópia.
Texto: DN