Jornal ÉME- Luanda – 12.01.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião , assinalou, nesta quinta-feira (11), que Ruy Mingas, falecido no último dia 4, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos, vai continuar a impactar gerações e a ser, para todos os angolanos um exemplo de patriotismo e dedicação pelas causas que abraçou, dedicou e defendeu.

Luísa Damião, realçou o facto, quando falava à margem das cerimónias fúnebres de Ruy Mingas, que decorrem no Quartel General das Forças Armadas Angolanas, ex-RI20, tendo ainda destacado, que o malogrado “deixa um legado muito rico, para as novas gerações seguirem”.

Segundo a Vice-Presidente do MPLA, Ruy Mingas “deixou as suas impressões digitais no domínio da educação, uma figura proeminente e incontornável que será sempre recordada pelas boas causas que abraçou no desporto, na cultura, na diplomacia, na política, cumprindo as tarefas que lhe eram incumbidas, com muita entrega, altruísmo e desempenho exemplar”.

Refira-se, que na ocasião o MPLA, na voz do Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, apresentou a sua mensagem oficial, pública de condolências a família enlutada.

Na mensagem, em que se enaltece o papel de Ruy Mingas, como militante activo do MPLA, frisa-se , o facto de que “as diversas manifestações de pesar, os infindáveis elogios ao malogrado, vindas de todas as latitudes e de todos os extratos da nossa sociedade são prova do seu valor, e da sua obra que deixa como legado para as gerações vindouras”.

“Ruy Mingas foi um homem de muitos talentos, e elevou-se como um político comprometido, contribuindo para forjar os alicerces da nossa independência”, sublinha a mensagem.

O Bureau Político do MPLA, refere, na mensagem, que ” a partida de Ruy Mingas deixa-nos com a responsabilidade de preservar e honrar a visão e os ideais pelos quais, ele dedicou a sua vida”.

“Que o teu exemplo nos inspire para continuarmos a construir uma Angola forte e unida de Cabinda ao Cunene, e do mar ao leste”, concluí a mensagem de condolências do MPLA, pelo passamento físico de Ruy Alberto Viera Dias Rodrigues Mingas.

Nas cerimónias fúnebres, que terminam no período matinal, desta sexta-feira,12, marcaram presença, membros do Executivo, Presidentes dos Tribunais Superiores, a Presidente da Assembleia Nacional, o Procurador Geral da República, altos dirigentes, responsáveis, quadros e militantes do MPLA, bem como figuras ligadas a população angolana.

Nesta sexta-feira, a urna contendo os restos mortais de Ruy Mingas, sairá do velório em cortejo para a Igreja do Carmo, situada na baixa de Luanda, onde se realizará uma missa de corpo presente.

Em seguida, cortejo rumará para o “campo santo” dos Altos das Cruzes, onde será sepultado Ruy Mingas.

Textos: NBS

Fotos: AP