A número dois da Direcção Central do MPLA, fez estas considerações, durante o acto central nacional alusivo ao 68° aniversário da fundação do Partido, que se assinalou neste dia 10.
Marcaram presença no evento, que ocorreu no Cine Atlântico, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, o Primeiro Secretário Provincial do Partido, Luís Nunes, membros do Secretariado do Bureau Político, do Conselho de Honra, do Comité Central residentes na cidade capital, bem como militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, na maior praça política do país.
Luísa Damião, sublinhou que a sublime ocasião, serviu de oportunidade, para prestar uma merecida homenagem aos pais fundadores do MPLA, que bateram-se por uma Angola independente e de paz.
” Neste dia tão especial de aniversário do Partido que temos no coração, não celebramos somente os anos que passaram, mas também os desafios superados, as conquistas alcançadas com muito esforço e espírito patriótico”, ressaltou a dignatária.
A Vice-Presidente do MPLA, realçou, que uma das provas irrefutáveis de que o Partido, consegue se adaptar ao contexto vigente, é a realização do 8° Congresso Extraordinário.
Luísa Damião, salientou, que no referido conclave, o MPLA vai “reflectir sobre o nosso percurso histórico desde a independência aos nossos dias, bem como os desafios e perspectivas sobre o futuro de Angola e do nosso Partido.”
” Vamos também fazer ajustes nos nossos Estatutos tendo em conta o contexto que estamos a viver”, ressaltou.
A Vice-Presidente do MPLA, exortou os militantes a celebrarem os 68 anos de existência do Partido, com foco no reforço da acção politico- partidária, nas comunidades.
“Hoje, como sempre, mas muito especialmente nos tempos que atravessamos, o que se espera do militante do MPLA é uma participação activa na base”.
“Para tal,” destacou a dignatária, “as estruturas a todos os níveis devem ter as portas abertas para as novas ideias, novas iniciativas, adaptando e inovando as nossas formas de fazer política, na defesa e promoção da imagem do nosso Partido”.
Luísa Damião, aludiu ainda ao facto de que, em pleno aniversário do glorioso MPLA, o país ter registado várias realizações de âmbito nacional e internacional, sendo que a mais recente, foi sem dúvidas, a vinda pela primeira vez, de um Estadista Americano, na pessoa de Joe Biden, o 46º Presidente dos Estados Unidos da América.
” A referida visita de Estado foi um facto extraordinário que não ficará apenas marcado nos anais da história de Angola, mas trará benefícios incomensuráveis para o país em várias esferas”, frisou Luísa Damião.
Em sua opinião, “é um momento que marca também o compromisso do Presidente João Lourenço, com o progresso do País e da importância crescente de Angola no panorama global”.
“Alguns dos nossos detractores políticos que nunca estão contentes com nada, foram até ao muro das lamentações, rogar, xinguilar, mas venceu quem trabalha e quem pensa Angola e os Angolanos”, sinalizou a Vice-Presidente do MPLA.
Texto: NBS
Foto: DG