Jornal ÉME – Icolo e Bengo – 04.06.2025 – O Comité Municipal do MPLA no Calumbo iniciou, na tarde de terça-feira (03), um programa de solidariedade para com os militantes mais velhos e doentes.

A iniciativa, que visa promover a união e coesão no seio do partido, decorreu na província do Icolo e Bengo.

A acção, baptizada de “Onde está o meu camarada?”, foi presidida pelo segundo secretário municipal do Partido, Nelson João José, que representou o primeiro secretário municipal, Miguel Silva de Almeida.

As actividades começaram na residência de Luzia Lopes, de 63 anos, antiga militante e fundadora do Comité de Acção do Partido (CAP) número 1409, residente na Centralidade do Zango 5 e que se encontra doente.

À imprensa, o segundo secretário municipal do Partido, Nelson José, explicou que o programa será estendido a todos os militantes reformados e doentes que, com dedicação, deram tudo de si pela nação angolana, em particular por este município do Icolo e Bengo.

Garantiu que os membros do Comité Municipal do Calumbo apoiarão, com todos os meios possíveis, a senhora Luzia Lopes e o seu filho Elmer Lopes, bem como outros militantes.

“São pessoas que marcaram épocas, e suas acções jamais serão esquecidas”, afirmou.

Por sua vez, a militante e antiga guerrilheira, Luzia Lopes, que está adoentada desde 2023, agradeceu o gesto da direcção do Partido no Calumbo e dos demais camaradas que se uniram a esta acção solidária no município.

No final da visita, a comitiva do MPLA entregou uma motorizada de três rodas para ajudar a família a gerar rendimentos.

Em nome do Partido, comprometeram-se também a suportar as despesas médicas e alimentares da família Lopes.

Texto: NJ

Foto: DG