Jornal ÉME – Luau – 13.03.2025 – O Primeiro-Secretário Provincial do MPLA, eleito no Moxico-Leste, Crispiniano dos Santos, fez um apelo aos militantes para fortalecerem a ligação com as comunidades, durante a Conferência Constitutiva Provincial do partido, realizada nesta terça-feira (12) no município do Luau.

Crispiniano dos Santos foi eleito com 395 votos válidos, representando 98,3% dos votos, assumindo a liderança do MPLA na nova província do Moxico-Leste.

A conferência, que marcou um momento histórico para o partido na região, contou com a presença de 437 delegados e foi presidida por Idalina Valente, Secretária do Bureau Político para a Área Económica e Social e Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do Comité Central para a província.

No seu primeiro discurso como líder do partido, Crispiniano dos Santos, que também exerce o cargo de governador da província, expressou gratidão pela confiança depositada e delineou as suas prioridades.

Entre os principais objectivos, destacou o ajustamento da base estatística, a adequação das estruturas do partido à nova Divisão Político-Administrativa (DPA) e a intensificação da proximidade entre a liderança do partido na província e as bases.

“O nosso objectivo é claro, servir melhor o povo”, afirmou Crispiniano dos Santos, reconhecendo os desafios enfrentados pela província, como a necessidade de melhorias em infraestrutura, educação, saúde, vias de comunicação, saneamento básico, entre outras.

“Estamos aqui para transformar, mas precisamos saber onde estamos, onde queremos chegar e como alcançaremos os nossos objectivos”. O líder destacou a importância da coesão e da democracia interna para o desenvolvimento da província.

Idalina Valente, por sua vez, enfatizou o papel do MPLA como “um farol de esperança do desenvolvimento de Angola” e ressaltou os objectivos da conferência constitutiva e a importância da nova DPA para aproximar os serviços dos cidadãos.

A Coordenadora do grupo de acompanhamento para o Moxico-Leste, destacou que a eleição de Crispiniano dos Santos é uma estratégia crucial para fortalecer a presença do Partido na província e garantir um futuro político promissor para o País.

A reestruturação do MPLA no Moxico-Leste, em conformidade com a nova DPA, inclui a criação de novas estruturas intermédias, simbolizando a adaptação e o fortalecimento do Partido para promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável na região.

Tal movimento simboliza a contínua adaptação e reforço das estruturas partidárias para um desenvolvimento harmonioso e bem alicerçado.

Texto: NBS