Jornal ÉME – Luanda – 06.06.2025 – O Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola) promoveu, quinta-feira (05), em Luanda, um encontro nacional de reflexão sobre os 50 anos de Independência de Angola.

Na abertura, o presidente do Movangola, António Sawanga, destacou que, no âmbito das comemorações do cinquentenário da independência, a sua organização está a realizar uma intensa jornada por todo o País.
O evento, realizado no Centro de Convenções de Talatona, reuniu diversas figuras da sociedade civil.
O intuito é unir os esforços e manter viva a chama das festividades até 11 de Novembro, data magna da independência.
Para António Sawanga, essa iniciativa demonstra o claro compromisso do Movangola em mobilizar actores da sociedade civil e outras organizações.
O objectivo é desenvolver uma série de acções para celebrar os 50 anos de independência, concretizando assim as mais profundas aspirações do povo angolano.

Dirigindo-se aos participantes, António Sawanga reconheceu o esforço do Executivo angolano na mitigação e resolução de problemas sociais, económicos e materiais, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O importante encontro contou com a presença do economista Carlos Rosado de Carvalho, que abordou a “Preservação da Memória Colectiva dos Precursores da Luta Pela Conquista da Independência Nacional”.
O conferencista enfatizou três datas importantes da história de Angola, 14 de Janeiro, 4 de Fevereiro e 15 de Março de 1961.
Carlos Rosado de Carvalho também fez referência ao massacre da Baixa de Cassanje, uma revolta camponesa contra os portugueses em Janeiro de 1961.
A Reverenda Deolinda Dorca Teca, membro do Conselho da República, destacou a “Valorização dos Ganhos da Independência para o Desenvolvimento Nacional do País”.

Ressaltou os esforços dos angolanos para alcançar a paz em Angola. Sobre os benefícios da independência, Deolinda Dorca Teca salientou, entre vários, o sector da saúde e educação, que tiveram uma significativa evolução, além do grande número de profissionais qualificados formados dentro e fora do País.
Os participantes desfrutaram de momentos culturais, entre os quais, uma apresentação do Grupo Coral da Igreja Bom Deus de Talatona e uma exibição teatral sobre os 50 anos de independência, encenada pelo Grupo Elenco Dance.
Texto: JG
Fotos :DG

