Jornal ÉME – Luanda – 28.01.23 – O Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola) realizou, hoje, sábado (28), no salão nobre do Hotel Intercontinental, em Luanda, um culto de acção de graças, louvores e intercessão pela Nação e harmonização das famílias angolanas.

O evento, que contou com a participação da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, realizou-se no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da fundação do Movangola e da abertura oficial das jornadas para o ano de 2023.

Ao intervir no acto, Luísa Damião, felicitou a direcção do Movangola pelos 10 anos de existência e pelas acções que tem vindo a realizar junto da sociedade civil desde a sua fundação.

Segundo a Vice-Presidente do MPLA, “conseguir congregar nesta sala várias entidades e vários líderes religiosos é uma forma evidente de que nós estamos cada vez mais unidos e em harmonia, para podermos todos dobrar os joelhos, para que Angola continue a caminhar na senda do desenvolvimento”.

Reiterou que o MPLA, depois da vitória eleitoral de 24 de Agosto de 2022, constituiu o seu Governo e assumiu o compromisso de tudo fazer para melhorar, cada vez mais, as condições de vida dos angolanos, atendendo os seus anseios e aspirações.

“É neste sentido que o Partido que eu represento, que formou Governo e o seu Presidente, que é o Presidente de todos os angolanos, está a desenvolver projetos com vista a resolver os problemas que nós ainda temos” apontou.

A dirigente enalteceu o papel que as igrejas têm vindo a desenvolver, não só na evangelização, mas também nas áreas da educação e da saúde, com vista a ter uma sociedade saudável e com quadros que o país necessita.

A margem do acto, Luísa Damião efectuou a entrega de diversos meios de trabalho ao Movangola no sentido de reforçar as diversas actividades que tem vindo a realizar no âmbito da moralização da sociedade e das famílias.

A homilia esteve a cargo do Reverendo da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Ministério Ebenezer, Gideão Panzo, que apelou a necessidade do posicionamento dos cristãos para a defesa dos valores que dignificam a Deus e ao seu povo.

O líder religioso exortou para o resgate da honestidade, respeito ao próximo, lealdade, cooperação, gratidão, solidariedade, justiça, prudência, fidelidade, perseverança, sinceridade, compaixão, amor, confiança, paciência e justiça.

Entretanto, o presidente do Movangola, António Sawanga, reafirmou que a organização que dirige vai continuar a desenvolver diversas acções que visam a moralização da sociedade e das famílias angolanas.

O programa teve início com a exibição de corais que entoaram louvores a Deus, orações intercessoras e momentos de acção de graças dos crentes em agradecimento a Deus pela paz em Angola.
A celebração incluiu discursos de circunstância, entre os quais intervenções e orações de vários líderes religiosos para que Deus derrame sabedoria e discernimento ao Presidente da República, João Lourenço, ao Executivo e a população angolana.

O acto ficou marcado pela presença do cantor Miguel Buila, a orquestra sinfónica kimbanguista e dos grupos corais das igrejas Teosófica e Bom Deus.

Participaram igualmente no culto os membros do Secretariado do Bureau Político e do Comité Central do MPLA, do Executivo, deputados à Assembleia Nacional, representantes de varias denominações religiosas, entre outros convidados.

Texto: DN/JÉME – Fotos: DG
Edição: LG