Jornal ÉME – Etiópia – 15.04.2025 – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, orientou (15), em Addis-Abeba, Etiópia, a 24.ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana, que debateu o projecto do relatório sobre a eleição do comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ESTI).
Téte António presidiu o encontro na condição de presidente do Conselho Executivo da União Africana. Ao longo dos trabalhos foi apreciado também o projecto do relatório sobre a eleição do comissário para o Desenvolvimento Económico, Turismo, Comércio, Indústria e Mineração (ETTIM).
A reunião decorre de uma decisão adoptada na 46.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, que recomenda a realização de uma reunião dedicada exclusivamente a processos eleitorais não concluídos, além da eleição dos membros do Conselho de Paz e Segurança da Região Norte, da Comissão sobre o Direito Internacional e um membro da Agência Espacial Africana.
O Conselho Executivo da União Africana é responsável pela coordenação e tomada de decisões sobre políticas e assuntos estratégicos, além de preparar a agenda para as cúpulas anuais dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
Tem, igualmente, a incumbência de monitorar e avaliar a execução de decisões e políticas adoptadas pela organização e discutir e propor melhorias estruturais e operacionais dentro da União Africana.
Texto: JA/DN